Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
O desenvolvimento das cidades passa diretamente pela acessibilidade e igualdade de direitos básicos, como o de ir e vir, trabalhar, o acesso à saúde e educação. O município de Umuarama irá realizar uma reflexão especial sobre o tema, reunindo diversos setores da sociedade, empresas públicas e privadas e, é claro, a comunidade.
Durante oito horas, representantes e profissionais de instituições públicas e privadas, além de representantes da sociedade civil, vão discutir a situação da pessoa com deficiência na cidade. O 1° Seminário Temático à Pessoa Com Deficiência: Direitos e Desafios no Município de Umuarama será realizado na próxima quarta-feira (7) na unidade local do Senac, sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).
A programação tem início às 8h, com credenciamento, abertura e apresentação cultural, segundo informa Elidiamara Simões Nunes, presidente do CMDPD. “Vamos receber o procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. André Melatti, que vai abordar os aspectos legais envolvendo o trabalho da PCD. Depois teremos uma apresentação da empresa Destro Materiais de Construção sobre a inclusão de trabalhadores com deficiência e a participação da assistente social do INSS Keity Akimura”, detalha.
Após o almoço entram os depoimentos de representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Obras e Sestram (Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana). “Trata-se de um evento de grande importância, pois entre as determinações do prefeito Hermes Pimentel para transformar Umuarama em uma cidade cada vez melhor para seus moradores, está exatamente a discussão de formas para que todos tenham direitos e oportunidades iguais”, comentou a secretária de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.
A secretária do CMDPD, Glaucia Yamamoto Moreno de Freitas, destaca que toda a comunidade pode – e deve – participar do evento, tanto para conhecer os trabalhos de inclusão já realizados na cidade, quando para contribuir com ideias para melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência. “Para fazer a inscrição basta entrar no [LINK]. E para mais informações estamos à disposição nos telefones (44) 3906-1092, 3906-1019 ou 98457-1109”, indicou.
EDUCAÇÃO & PREVENÇÃO