Sábado, 23 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Dra. Leslye Sartori Iria fará palestra gratuita sobre autismo no Centro Cultural

Publicado em 13/09/2022 às 12:00 por Editoria Movimento Saúde

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSM), da Universidade Paranaense (Unipar), realiza nesta quarta-feira (14) a palestra "Autismo: plantando sementinhas de amor e criatividade", com a médica pediatra Leslye Sartori Iria. O evento tem entrada gratuita e acontece no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, a partir das 20h.
Especialista no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a médica e palestrante é também mãe de uma criança com autismo. “Foi ao observar a filha Isadora que percebi que algo estava ‘errado’ com seu desenvolvimento. Com um ano e quatro meses de idade o diagnóstico de autismo pôs toda a família diante do desafio de entender mais sobre o assunto e buscar tratamento”, relata.
A partir de então a pediatra mudou o foco da carreira e hoje atua exclusivamente na área de desenvolvimento infantil. “Foi muito difícil para mim, como mãe, encontrar e aceitar o diagnóstico da minha filha. Mas buscar por conhecimento foi libertador na minha vida. Hoje eu luto não só pela minha Isadora, mas para que todas as crianças tenham acesso ao diagnóstico e intervenções precoces", explica.
A palestra que é aberta ao público tem entrada franca e será uma oportunidade de dar mais visibilidade ao tema na cidade. "O autismo é um assunto que atravessa minha vida de todas as formas. Quero falar não só da parte técnica, mas também compartilhar a minha vivência. Em outras palestras e encontros temos conquistado excelentes resultados, tanto junto aos familiares quanto com profissionais que atuam em áreas afins", aponta.
 
MAIS COMUM DO QUE SE IMAGINA
Ainda não há estatísticas nacionais sobre a incidência do transtorno no Brasil. Por isso, se leva em consideração os dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), que aponta que uma em cada 44 crianças aos 8 anos de idade, tem TEA nos EUA. Em Umuarama apenas a rede municipal de ensino conta com cerca de 130 crianças matriculadas em escolas e centros de educação infantil – os CMEIs. “Há atendimento ainda na Escola Especial Nice Braga, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e na entidade AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região”, detalha Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, secretária municipal de Assistência Social.
SERVIÇO – Palestra: "Autismo: plantando sementinhas de amor e criatividade" – Palestrante: Drª Leslye Sartoria Iria – Data: 14/09/2022 – Horário: 20h – Local: Teatro do Centro Cultural Vera Schubert – Entrada Franca – Sem necessidade de agendamento. Informações: (44) 99762-4012, por e-mail (lapsmunipar@gmail.com) ou pelo Instagram @lapsmunipar.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio