Sábado, 23 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

É o profissional que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação

Foto: Divulgação

Fonoaudiologia

Publicado em 07/12/2018 às 00:00

fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, e atua em ensino, pesquisa e consultoria. Pode compor equipes com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos.

Trabalha nos setores público e privado, em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, creches e berçários. Em emissoras de rádio e televisão, auxilia apresentadores e atores na postura da voz. Para exercer a profissão é exigido registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

O que você pode fazer

Audiologia: elaborar programa de prevenção e promoção da saúde auditiva. Realizar diagnóstico audiológico e reabilitação, e selecionar e adaptar próteses auditivas.

 

Disfagia: diagnosticar e tratar pacientes com transtornos da deglutição.

Fonoaudiologia educacional: promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.

Fonoaudiologia neurofuncional: avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

Fonoaudiologia do trabalho: desenvolver programas de conservação auditiva, detectar e diagnosticar riscos fisiológicos em situações reais, e possibilitar a permanência do profissional no trabalho em sua plena capacidade.

Gerontologia: prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os transtornos relacionados a audição, equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.

Linguagem: prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.

Motricidade orofacial: prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Realiza também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.

Neuropsicologia: prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os transtornos que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.

Saúde coletiva: construir estratégias de planejamento e gestão, e atuar na atenção à saúde a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Voz: prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantores, jornalistas, atores e professores, na postura vocal em suas atividades.

Mercado de Trabalho

fonoaudiologia é uma das profissões mais aquecidas nos Estados Unidos, com perspectiva de crescimento de 34% dos postos de trabalho até 2022. O principal motivo para isso é o aumento da população idosa, que demanda intervenções para um envelhecimento saudável.

Aqui no Brasil, a procura pelo profissional também é grande. O uso contínuo de fone de ouvido por adolescentes ocasiona aumento nos problemas de audição, colocando o especialista em audiologia em evidência. Uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da USP constatou que 54% dos jovens já tiveram zumbido no ouvido, um sinal de fragilidade auditiva.

O setor que oferece mais oportunidades é o público, para atendimento a idosos e crianças – neste último caso, auxiliando menores com deficiência nas escolas. Outra área que ganha espaço é a de preparação da voz de profissionais como atores, cantores, apresentadores de TV, contadores de histórias e até políticos. Ainda no setor privado, há boa demanda em empresas que fabricam e vendem aparelhos auditivos e em clínicas de atendimento particular. As oportunidades estão, principalmente, nos grandes centros urbanos.

Curso

Das Ciências Biológicas e da Saúde, o aluno estuda anatomia, histologia, fisiologia, neurologia, psicologia e biofísica, entre outras. Também há conteúdosde Ciências Sociais e Humanas, como linguística. Boa parte da formação, no entanto, é voltada para conteúdos específicos, como audiologia, desenvolvimento da linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, voz, saúde pública e coletiva e patologias relacionadas à comunicação. Estágio e monografa de conclusão de curso são obrigatórios. Algumas escolas mantêm clínicas de atendimento à população em que o aluno pode realizar atividades práticas.

Duração média: 4 anos.

Fonte: guiadoestudante.abril

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio