Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
O estresse é um dos fatores de risco para doenças do coração, por isso é importante cuidar da saúde também no aspecto emocional. O estresse faz parte do cotidiano de grande parte da população brasileira.
Foto: Divulgação
O estresse é um dos fatores de risco para doenças do coração, por isso é importante cuidar da saúde também no aspecto emocional. O estresse faz parte do cotidiano de grande parte da população brasileira. Abaixo algumas dicas comprovadas cientificamente para lidar com essas situações no dia-a-dia:
1) Respire fundo: Respirar é uma das melhores técnicas para relaxar num momento de estresse. A respiração auxilia na oxigenação e tranquiliza o indivíduo diminuindo a pressão sanguínea e controlando o cortisol (hormônio indicativo do estresse)
2) Solte a musculatura O relaxamento muscular é outra técnica que auxilia a diminuir consideravelmente o nível de estresse. Solte o corpo, balance os braços e pernas.
3) Dê um tempo Saia de perto da situação que está causando o estresse. Mude o foco antes de insistir em resolver o problema. Com a cabeça mais tranquila você tem mais clareza para resolver a situação que ficou pendente.
4) Pratique exercícios A liberação de endorfina proporciona bem-estar e diminui a sensação de estresse. Corpo são, mente sã.
5) Medite A meditação acalma e realinha os sentimentos
6) Faça trabalhos manuais Tricotar, por exemplo, tem um potencial terapêutico bastante significativo no combate ao estresse e ansiedade. Esse hábito ajuda a relaxar e ainda estimula a criatividade.
7) Tire uma soneca Sonecas durante o dia tem efeito benéfico para reduzir o nível de estresse e no estimulo ao sistema imunológico, compensando os efeitos negativos de uma noite mal dormida.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia