Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
Sua ajuda com a prevenção contra o câncer. Este benefício está ligado às propriedades antioxidantes da fruta.
Atemoia é uma fruta saborosa e seu consumo pode trazer diversos benefícios à saúde do consumidor. Entre suas propriedades funcionais e bioativas, se encontra a prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e a do envelhecimento precoce.
Como a fruta atemoia é ainda pouco consumida no Brasil, muitos não conhece sobre sua existência e principalmente quanto rico esse alimento é para trazer esse conhecimento e tirar todas as duvidas possíveis deis de sua origem ate como consumi-lo confira esse material
Sua origem
A fruta atemoia foi desenvolvida a partir do cruzamento de duas frutas são elas a fruta-de-conde ou pinha oriunda do Caribe e a cherimoia originária dos Andes. Por isso seu nome científico é Annona cherimolia Mill x Annona squamosa L.
O primeiro cruzamento das duas variedades foi realizado no ano de 1908, em Miami(Cidade na Flórida), por Peter Jansen Wester, agrônomo do Departamento de Agricultura Subtropical dos Estados Unidos da América.
O seu objetivo era produzir uma fruta com às características comerciais superiores a da fruta-do-conde como peso, durabilidade pós-colheita e teor de polpa e que tivesse um sabor semelhante ao da cherimoia. O experimento deu pontos positivos.
O nome atemoia ou também conhecido como atemoya provavelmente é uma combinação de “ate”, nome antigo para as anonáceas no México e “moya”, de chirimoya ou cherimoia em espanhol.
Suas utilidades e benefícios
Sua polpa é extremamente rica em potássio para se ter uma ideia a cada 100 g da fruta fresca contêm aproximadamente 300 mg desse mineral. É também uma boa fonte de cobre e fornece uma quantidade razoável de vitamina C. Quando somado a isso, temos a presença de quantidades relevantes de compostos fenólicos em sua composição.
Suas propriedades medicinais foram objeto utilizado de um estudo realizado na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp.
benefícios da atemoia que iremos citar são elas:
Controla a pressão arterial. O potássio que se encontra presente na fruta possui ação vasodilatadora, o que simplesmente gera uma ajuda a prevenir ou amenizar a hipertensão.
Previne doenças cardiovasculares. Outro benefício importante é a proveniente da alta concentração de potássio na atemoia. Quando manter a pressão arterial sob controle, consequentemente acontece o evitamento dos danos ao sistema cardiovascular.
Evitando o envelhecimento precoce. Seus compostos fenólicos e a vitamina C, substâncias com propriedades antioxidantes, presentes na fruta, combatem a ação dos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce.
Sua ajuda com a prevenção contra o câncer. Este benefício está ligado às propriedades antioxidantes da fruta.
Auxilia na manutenção do bom funcionamento intestinal. Por conter fibras, a fruta atemoia ajuda a prevenir a prisão de ventre.
Melhorando a imunidade. Os antioxidantes que encontramos presentes na fruta fortalecem o sistema imunológico ele é responsável por defender o organismo das agressões externas.
Um auxilio quando se trata de proteger o sistema nervoso. O mineral cobre, do qual essa anonácea é uma boa fonte, simplesmente contribui significativamente para a manutenção da saúde das células nervosas. Exatamente traz uma melhoria na concentração, memória e cognição.
Ajuda na prevenção a anemia. O cobre é fundamental para que o ferro ingerido na alimentação seja devidamente absorvido pelo organismo. E os bons níveis de ferro asseguram uma produção adequada de células vermelhas pelo sangue, evitando a anemia ferropriva.
Os antioxidantes que a fruta possui contribuem para o fortalecimento dos tecidos, o beneficio é unhas, cabelos e pele mais luminosos, fortes e bonitos e saudáveis.
Uma pergunta que principalmente gera uma preocupação nas mulheres é simples a famosa duvida, mas para quem está tentando emagrecer, seu consumo está liberado?
A resposta é simples também ,anonácea pode sim e deve estar presente na dieta de quem quer perder peso com saúde. Entretanto, ela é relativamente sim calórica, 100 gramas da fruta natura contém em média 97 calorias, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.
Sem esquerdecer de falar que ela contém fibras (2,1 g em cada 100 gramas) e bastante água, ajudando a manter a fome sob controle. E ainda uma ótima fonte de energia para ser ingerida antes da prática de exercícios físicos. Uma dica é basta consumi-la com bom senso que pode contribuir para alcançar seu objetivo final.
Como consumir a fruta
A melhor forma de aproveitar os benefícios da atemoia é consumi-la natural. A forma de consumir é semelhante à da graviola e a fruta-do-conde: basta lavar bem a fruta, cortá-la ao meio e saborear a polpa.
Outras opções é preparar sucos e vitaminas com a polpa. Na sua casca pode ser usada na fabricação de geleias e as sementes podem ser trituradas, para serem adicionadas nas saladas, iogurtes, vitaminas e muito mais.
Você já está sabendo porque a atemoia é um alimento funcional, fonte de vitaminas, minerais e compostos fenólicos.
Embora ela tenha um valor calórico relativamente alto, essa fruta pode e deve estar presente na alimentação de quem quer manter a boa forma com à sua saúde.
Adaptado de: Dieta e Boa Saúde