Quinta-feira, 31 de julho de 2025 Login
A ginecologista e obstetra Dra. Ana Carolina Augusto (CRM-PR 37120 / RQE 30629) deu início a uma nova fase da sua trajetória profissional com atendimentos também na Clínica Fetal Live, em Umuarama (PR). O espaço voltado à atenção integral à saúde da mulher amplia as possibilidades de atenção às pacientes e oferece ambiente estruturado para consultas de rotina, pré-natal e acompanhamento especializado.
Natural de Umuarama, Ana Carolina formou-se em Medicina pela Universidade da Região de Joinville (Univille), em 2016. Após a graduação, retornou à cidade natal, onde imediatamente iniciou sua atuação clínica. Em 2019, ingressou no Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital e Maternidade Norospar, instituição que a acolheu e onde até hoje atua.
Hoje a médica trabalha em diferentes níveis da assistência à saúde da mulher, conciliando o atendimento na Maternidade do Hospital Norospar, serviços da rede pública de saúde municipal e atividades acadêmicas. “Durante o curso de Medicina encontrei na obstetrícia uma conexão muito profunda com o que eu acredito como profissional. O acompanhamento da gestação, o vínculo com as pacientes, o cuidado em momentos delicados — tudo isso me move e me desafia a ser melhor a cada dia”, afirma.
Na Maternidade do Norospar, onde segue realizando atendimentos de pré-natal, partos e urgências obstétricas, a Dra. Ana Carolina consolidou sua experiência prática e ampliou a compreensão sobre as diferentes realidades do cuidado à mulher. Para ela, cada fase da vida da paciente exige escuta qualificada, clareza na orientação e compromisso com o vínculo. “Gosto de pensar que o atendimento não é apenas pontual. Quando uma paciente retorna, meses ou anos depois, e segue buscando orientação, é sinal de que há confiança. E essa confiança não se constrói de um dia para o outro. É resultado da postura, do cuidado e da sinceridade que se propõe.”
Atualmente, além da prática assistencial, a médica também é preceptora do curso de Medicina da Universidade Paranaense (UNIPAR), orientando estudantes dos 3º, 4º e 5º anos na área de Ginecologia e Obstetrícia.
Segundo a profissional, viver e trabalhar em Umuarama é mais do que uma escolha profissional: é um projeto de vida. “Este é um momento muito especial, pois é a realização de um sonho. Além de Umuarama ser um reconhecido polo médico regional, que recebe pacientes de várias cidades e estados, é também onde estão minhas raízes, minha família, minha história. Aqui me formei, me casei, tive minha filha. Aqui sou feliz.”
SAIBA MAIS
Dra. Ana Carolina Augusto – Ginecologia e Obstetrícia (CRM-PR 37120 | RQE 30629)
• Instagram: @dra.anacarolinaaugusto
• WhatsApp: (44) 20201072
Início da nova fase
Para marcar simbolicamente o início dessa nova etapa, a Dra. Ana Carolina reuniu familiares próximos para um momento reservado de oração e agradecimento, conduzido pelo Monsenhor Dantas. Estavam presentes os pais, Inês Lourenço Augusto e Mauro Sérgio Ribeiro da Silva, o marido, Carlos Alberto da Silva Júnior, a filha, Júlia e os familiares: Maria Clara, Luiz Felipe, Irene Cardoso, Sr. José, Nayara Marques, Rodrigo Cardoso e Maria Helena Cardoso.
“A união, a fé e o apoio da minha família são e sempre serão meus alicerces. Foram essenciais para que eu chegasse até aqui e continuarão sendo a base de tudo o que construo e acredito”, declarou.
Na nova estrutura, localizada na Clínica Fetal Live, a médica reafirma os princípios que norteiam sua conduta desde o início da formação: ética, escuta e respeito às escolhas da mulher. “Mais do que técnicas e protocolos, a prática médica exige sensibilidade. O conhecimento é fundamental, mas não basta. É preciso saber ouvir, respeitar o tempo da mulher, reconhecer suas escolhas e oferecer orientações com clareza e empatia”, conclui.
NEUROTERAPIA
Saúde emocional no trabalho: um desafio silencioso que impacta pessoas, empresas e serviços públicos
SEJA UM PROFISSIONAL DE SAÚDE