Segunda-feira, 14 de abril de 2025 Login
A partir da próxima segunda-feira (14), estudantes de escolas públicas e privadas do Paraná terão a oportunidade de atualizar suas carteiras de vacinação diretamente nas instituições de ensino. A ação, promovida pelo Governo do Estado por meio das secretarias da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed), busca reforçar a cobertura vacinal de crianças, adolescentes e jovens, prevenindo diversas doenças.
A campanha abrangerá as 7.392 escolas públicas de educação básica das 399 cidades paranaenses, além de 500 escolas vinculadas ao Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). Outras instituições privadas também podem aderir à iniciativa. No total, cerca de 2,4 milhões de estudantes da rede pública poderão ser beneficiados.
A imunização seguirá até 31 de maio, com a programação das aplicações sendo organizada pelas unidades escolares em parceria com as equipes de saúde locais. A campanha prioriza as vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV, além da atualização de doses como pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e DTP, essenciais para a prevenção de doenças como coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.
Funcionamento da vacinação
Antes da aplicação das doses, profissionais de saúde avaliarão a carteira de vacinação dos alunos para identificar quais imunizantes são necessários. Algumas vacinas possuem faixas etárias específicas para aplicação, como a pentavalente, administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade, mas que pode ser aplicada até os seis anos caso a criança não tenha recebido as doses no período recomendado.
A imunização ocorrerá dentro das escolas e só será realizada mediante autorização dos pais ou responsáveis. Para isso, será necessário assinar um termo de consentimento fornecido pelas instituições de ensino. Os responsáveis poderão acompanhar o processo presencialmente, caso desejem.
A Secretaria de Estado da Educação destaca que os formulários de consentimento serão distribuídos aos pais, que devem assinar e devolver o documento junto à carteira de vacinação do estudante, caso aprovem a imunização.
A iniciativa reforça a importância da vacinação no controle de doenças imunopreveníveis e amplia o acesso às vacinas, garantindo maior proteção à saúde da população estudantil do Paraná.
Oportunidade
Nova oportunidade para ingressar no Curso Técnico em Enfermagem da Escola do Hospital Cemil
Dia Mundial de Combate ao Câncer
Conheça 8 inovações científicas que estão revolucionando o tratamento oncológico