Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Login
Queimadas e incêndios florestais provocaram um aumento nos atendimentos de saúde em Umuarama e região, devido à exposição à fumaça, que contém gases tóxicos e partículas de fuligem. Tosse seca e persistente, ardência nos olhos, nariz e garganta, coriza e dor de cabeça são sintomas mais leves e comuns após a inalação da fumaça e podem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
No entanto, casos mais graves, como falta de ar intensa, tosse persistente, chiado no peito, dificuldade ou dor ao respirar, febre alta e alterações do estado de consciência, como confusão mental e desmaios, requerem atendimento especializado. Em Umuarama, esses casos devem ser encaminhados para o Pronto Atendimento Municipal (PAM), localizado na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, 786 - próximo à Delegacia.
Para situações de emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) pode oferecer socorro imediato ou as primeiras orientações e ações a serem realizadas. É importante que a população fique atenta aos sinais de intoxicação e busque atendimento adequado para garantir a saúde e o bem-estar durante o período de maior incidência de queimadas.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino