Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Login
A Coordenadora de Vigilância em Saúde acaba de atualizar o ‘Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya’ para o ano 2024/2025, documento de extrema importância para a definição de ações em momentos em que a incidência e a severidade dessas doenças acometerem o município e seu entorno. Essas arboviroses são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O trabalho de planejamento de ações é resultado da soma de forças de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo três superintendências: de Vigilância Ambiental, de Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalho. “O Plano de Contingência é importante, entre outros motivos, por oferecer respostas e determinar diretrizes eficazes e coordenadas para ações conjuntas para o enfrentamento deste grave problema que abate milhares de cidades em todo o Brasil”, comenta o secretário de Saúde, Edson dos Santos Souza.
Ele comenta que o plano facilita a avaliação contínua da situação epidemiológica das arboviroses em Umuarama, o que permitem ajustes nas estratégias, caso necessário. “Tendo em mãos indicadores e critérios específicos para monitorar o progresso das ações é de suma importância para alcançarmos os objetivos específicos, que são justamente prevenir e controlar tanto a infestação e proliferação do mosquito quanto termos condições de mobilizar a comunidade no auxílio no enfrentamento das arboviroses”, justifica, acrescentando que o plano garante a proteção da saúde pública e minimiza os impactos dessas doenças no município.
TAREFAS DIVIDIDAS
O estudo já está disponível no site da Prefeitura de Umuarama, no endereço eletrônico https://umuarama.pr.gov.br, e pode ser acessado e baixado de duas formas: a primeira é clicando em Secretarias, Saúde e Covisa; a segunda é no banner Portal da Transparência, escolher Fundo Municipal de Saúde e clicar em Vigilância em Saúde. “É claro que todas as pessoas que tiverem qualquer dúvida, não hesitem em entrar em contato com a Secretaria de Saúde que poderemos auxiliar no que for necessário – o telefone é (44) 3639-1900”, afirma o secretário.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino