Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Login
O Amor Pela Vida foi o tema do Carnaval na Associação Beneficente São Francisco Assis – Hospital Cemil, que realizou diversas ações de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde nesta época, prevenção aos incidentes e acidentes que possam levar à hospitalização e, principalmente, sobre a valorização da vida.
O Cemil também ganhou decoração especial nas áreas de convivência para motivar as centenas de colaboradores que trabalharam incessantemente durante o feriado. Cartazes informativos foram afixados em todas as alas e uma campanha educativa foi veiculada nas redes sociais oficiais do hospital. Confira: @hospitalcemil
“Tendo em vista a grande expectativa das pessoas para curtir a festa mais popular do Brasil, após quase três anos de restrições devido à Pandemia de Covid-19, a Comissão de Humanização do Hospital Cemil planejou ações de conscientização para orientar seus colaboradores e toda a população sobre a importância dos cuidados com a saúde nesta época”, disse Maristela Rodrigues, supervisora de orçamento.
“Isso para que esses dias de festa sejam dias de alegria e de atenção à saúde. Nesta época costumam aumentar as hospitalizações por causa de acidentes e violência. Então, nosso objetivo é conscientizar as pessoas para poderem festejar com responsabilidade, respeito e verdadeiro amor pela vida”, explicou o enfermeiro Emerson de Veza Ferro.
A médica Dra. Claúdia Regina Dias Cestari (CRM 47997) falou das principais ocorrências que chegam ao Pronto Socorro Hospitalar nessa época e deixou dicas de prevenção. “Cuidados simples podem evitar que a festa do Carnaval termine na emergência médica, como manter a hidratação e o uso de filtro solar. Não são raros os casos de queimaduras solares e desidratação que recebemos, inclusive em crianças”, comentou.
A Dra. Claudia também falou dos acidentes provocados pela ingestão de álcool. “Sei que é batido, mas se beber não dirija. Essa mistura está relacionada a muitos casos, lesões e traumas graves, que podem levar à morte ou deixar sequelas irreversíveis. O abuso do álcool também está relacionada a casos de afogamentos nesta época, quando as pessoas bebem e vão se banhar em rios e lagos. Por isso, a moderação e o bom senso são fundamentais”, destacou.
Outras dicas para curtir o Carnaval e as festas de verão com segurança.
• Se você faz parte dos grupos de risco - tem mais de 60 anos, doenças crônicas ou autoimunes - use máscara em meio as aglomerações.
• Hidrate-se consumindo muita água, sucos e frutas.
• Dê preferência aos alimentos leves, como legumes e verduras.
• Não abuse do álcool. Se beber não dirija e nem nade em locais como o mar, rios, lagos e cachoeiras.
• Durante o dia, use protetor solar. Reaplique a cada duas horas, mesmo se o tempo estiver nublado.
• Coloque pulseiras de identificação nas crianças e não as perca de vista.
• Se pintar um clima diferente com alguém, use preservativo.
• Na multidão, mantenha seu celular e objetos pessoais, como documentos e dinheiro bem guardados.
• Mantenha-se longe de confusões. Carnaval é época de alegria e amor.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino