Quinta-feira, 21 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Soro fisiológico para cuidados com a pele. Será que funciona?

Publicado em 16/11/2022 às 11:19 por Editoria Movimento Saúde

O uso do soro fisiológico na medicina é largamente conhecido, mas ultimamente o produto tem ganhado destaque em receitas e truques de beleza, para hidratação da pele, aumentar a fixação da maquiagem e até tratamento para suavizar rugas e linhas de expressão, além de cuidados com os cabelos. Basta dar um Google que chove receitas. E como é um produto bem barato, caiu nas graças das mulheres.

Entre as receitas publicadas na internet, por blogueiras que defendem os benefícios do soro fisiológico, encontramos as seguintes dicas:

Para prolongar o efeito da maquiagem

 Umedeça o algodão ou borrife o soro geladinho na pele antes da maquiagem, dando leves batidinhas no rosto, para ajudar a contrair os poros e prolongar o efeito da maquiagem.
 

Olheiras e inchaço na área dos olhos

Se acordar com os olhos inchados e a região escura, faça uma compressa com soro fisiológico gelado na região e deixe agir por 20 minutos. Essa dica só funciona em olheiras que aparecem depois de noites mal dormidas.

Poros dilatados e pele oleosa

Para reduzir a dilatação dos poros tão comum em peles oleosas, basta misturar uma colher (de sopa) de amido de milho com duas colheres de soro fisiológico gelado, fazer uma “papinha”, aplicar na pele limpa, deixar agir por 20 minutos e enxaguar em seguida.

Disfarçar a cara de cansaço

 A dica é aplicar soro geladinho na pele, deixando que ela absorva o líquido. Isso estreita os vasinhos, reduz a aparência de cansaço e revitaliza a pele.

Limpar a pele

Após aplicar o sabonete facial, enxague a pele com o soro, deixando secar naturalmente. Pode-se, também, borrifar o soro geladinho após a lavagem com água e sabonete para revitalizar a pele.

 

Para os cabelos

O soro contribui com a hidratação do couro cabeludo, diminuição do frizz e dá brilho. A dica é usar duas colheres do produto na máscara de hidratação semanal, ou no creme de pentear, sem enxágue.

 

Mas será que dá resultado mesmo?

Há controvérsias. A Dra. Luciana Pepino, cirurgiã plástica, explica que o soro fisiológico é um líquido idêntico ao que temos no nosso corpo e dá origem ao suor e às lágrimas. Ele é composto por uma solução de 0,9% cloreto de sódio (sal) dissolvido em água. Dessa forma, quando aplicamos o soro fisiológico na pele, estamos utilizando um produto que não causa alergias ou irritações, pois nosso corpo já conhece muito bem essa fórmula.

No entanto, a médica argumenta que apesar dos relatos de resultados positivos do uso do soro, os médicos especialistas em envelhecimento cutâneo não são assim tão entusiastas. “Não que o soro fisiológico cause algum mal, mas porque esse produto não oferece assim tantos benefícios como muitas pessoas defendem”, pondera. “Por ter uma composição muito parecida com a dos líquidos do nosso organismo, o soro fisiológico pode dar uma sensação temporária de maciez e pele renovada, mas ele sozinho não vai surtir muitos efeitos em uma pele ressecada, muito menos amenizar rugas”, garante.

Ela ressalta ainda que o soro não consegue formar uma barreira de proteção em volta da pele, de forma a impedir a perda de água, eque seu poder de hidratação é muito baixo, pois a cútis vai continuar perdendo moléculas de água para o ambiente.

A médica acrescenta que, ao ser utilizado como solução de limpeza facial, o soro fisiológico deixa muito a desejar. “Embora possa promover uma limpeza superficial, ajudando a remover suor e partículas de poeira, ele não tem um grande poder de penetração. Além disso, o soro fisiológico não oferece o poder detergente que os sabonetes possuem. Em consequência, ele não consegue remover o excesso de oleosidade, fazendo com que parte das sujidades da pele continuem se acumulando”, contrapõe.

Combate a rugas e linhas de expressão

Quanto a tratamento de rugas e linhas de expressão, Dra. Luciana Pepino é ainda mais enfática. “Apesar das recomendações que encontramos facilmente na internet, o soro fisiológico para a pele não oferece o poder de evitar nem de amenizar as rugas e linhas de expressão. Infelizmente, esse produto não tem nenhum poder sobre a produção de colágeno, de forma que não haveria como combater o surgimento desses sinais”, aponta.

Segundo ela, além de não ajudar a amenizar esse problema, o soro fisiológico também não consegue preencher sulcos mais profundos, como o bigode chinês. “Portanto, esse produto não é uma boa indicação para conservar a juventude da pele, como muitas pessoas alegam”, conclui.

Benefícios reais

Acalmem-se, garotas. Nem tudo está perdido. A especialista orienta que o soro fisiológico pode não ter muito efeito sobre o envelhecimento, mas oferece sim alguns benefícios para os cuidados diários de beleza. Confira as dicas:

  • O soro fisiológico pode ser usado como etapa final da limpeza de pele: depois de aplicar um sabonete apropriado para o seu rosto, utilize o soro para remover o sabão e enxaguar bem a pele. A vantagem desse truque é que o soro ajuda a evitar irritações causadas pela água da torneira, que contém alta concentração de cloro;
  • Gelado, o soro fisiológico pode ser utilizado para fazer compressas sobre olheiras e áreas com vermelhidão, pois causa a constrição nos vasinhos, ajudando a amenizar o problema. 

Vale ressaltar que, conforme a própria médica comentou, mal o soro fisiológico não faz. Portanto, faça as receitas e, se perceber melhoras, volte aqui para comentar.

 

Fotos:divulgação 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio