Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Login
A dengue segue em evolução em todo o Paraná e em Umuarama os casos aumentaram vertiginosamente nas últimas semanas, colocando em alerta as autoridades de saúde. A Prefeitura de Umuarama está reunindo um esforço conjunto de várias secretarias e ataca o mosquito da dengue em todas as frentes. Mutirões de limpeza combatem o foco do mosquito enquanto de endemias fiscalizam as propriedades e realizam o trabalho de educação sanitária de casa em casa. Esta semana, as ações se concentram no Parque Industrial, onde foi detectado o maior índice de infestação da cidade. As autoridades pedem a colaboração da população.
Os agentes de combate a endemias (ACE) do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental estão visitando os moradores do Parque Industrial para pedir um reforço nas medidas de combate ao mosquito da dengue. A UBS local, que também atende moradores dos jardins Alto da Glória, Pimentel e Jardim Arco-Íris, teve o maior índice de infestação predial de acordo com o novo Liraa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), divulgado nesta semana.
A mobilização será reforçada com a coleta de materiais que acumulem água, por caminhões da Prefeitura. Embora apenas dois casos da doença tenham sido registrados no bairro, o alto índice de infestação por larvas do mosquito levanta a bandeira de alerta. O Liraa apontou infestação em 5,9% dos imóveis no Industrial, o maior índice da cidade (por UBS), que teve média geral de 2,3%. Os números também preocupam nas regiões das UBS Sonho Meu (4,8%), Lisboa (4,7%), Panorama (4,2%) e Guarani/Anchieta (3,4%). Por localidade, os maiores índices estão na Igreja São Paulo (19,2%), Colégio Souza Naves (12%), Alto São Francisco (10,7%), Alto da Glória (9,1%) e Jardim Império do Sol (8,1%).
“Parece pouco, mas é um volume considerável por conta do raio de ação do mosquito. Se houver circulação do vírus, praticamente todo o bairro pode ser contaminado em pouco tempo. Concentramos as ações para conscientizar a população e eliminar potenciais criadouros”, explicou o secretário municipal da Saúde, Herison da Silva Lima.
Os agentes estão em contato direto com os moradores, orientando sobre os cuidados com água parada, verificando os imóveis e preparando uma ação que será realizada na segunda-feira, 16. “Os caminhões da Prefeitura recolherão materiais inservíveis que possam acumular água, recicláveis, baldes, bacias, brinquedos e móveis velhos, enfim tudo que favoreça a reprodução do mosquito”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Renata Luzia Ferreira.
A coleta será iniciada pela manhã e os materiais devem ser colocados nas calçadas. Na última semana, mais casos de dengue foram confirmados pela Secretaria de Saúde – agora são 590, acumulados em todo o município. As localidades com maior incidência da doença já são 83 e as unidades de saúde em surto da doença já são oito (Centro de Saúde Escola, Jardim Cruzeiro, Guarani/Anchieta, Jardim Panorama, Posto de Saúde Central), 26 de Junho, Jardim União e Conjunto Habitacional Sonho Meu, além de Vila Nova Jerusalém). Outras sete UBS estão em situação de alerta.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino