Quinta-feira, 21 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Workshop sobre aromaterapia confere relaxamento a cuidadores de idosos

Publicado em 24/03/2022 às 15:14 por Editoria Movimento Saúde

Com o objetivo de ‘cuidar de quem cuida’, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, organizou o workshop “Aromaterapia como estratégia de cuidado e bem-estar”, realizado na tarde desta quarta-feira (23) na clínica Eterna Natureza. Dezesseis profissionais participaram do evento em homenagem ao Dia do Cuidador do Idoso.

A psicóloga Débora Cristina da Mata, coordenadora do SCFVI, relata que o workshop foi pensado para promover um momento de relaxamento e descontração de todos os profissionais que, de alguma forma, dedicam suas vidas nos cuidados dos idosos atendidos em programas e ações do serviço. “Além de cuidadores de idosos, também fizemos questão de proporcionar essa capacitação a assistentes sociais, psicólogos, motorista, serviços gerais e oficineiros”, conta.

O workshop foi ministrado pela farmacêutica Maria Rosana da Matta, especialista em aromaterapia. Para iniciar, ela fez uma análise histórica da importância desta terapia, que tem registro científico e oficial desde 1920. “Os benefícios da aromaterapia são muitos, pois a utilização dos óleos essenciais tem eficácia comprovada na cura de muitos problemas. Os males do corpo via de regra são manifestações do psicológico, são somatizações, são pedidos de socorro, desta forma, a aromaterapia trabalha no cérebro da pessoa, em seu sistema mais profundo”, detalha.

A farmacêutica acrescenta que a aromaterapia é uma terapia complementar e integrativa, utilizada para promover e manter a saúde e equilíbrio físico, mental e espiritual. “Ela é benéfica no auxílio da saúde física recursos com óleos essenciais. Entre seus muitos benefícios, os feitos terapêuticos da aromaterapia podem auxiliar na promoção do relaxamento, redução de dores e fadigas musculares, no controle do estresse e da ansiedade, no tratamento de problemas respiratórios e até na potencialização do sistema de defesa”, garante.

Segundo a coordenadora do SCFVI, os profissionais cuidadores devem utilizar o aprendizado do workshop para preparar os ambientes onde os idosos são recebidos. “É muito importante também que todos os cuidadores – profissionais ou familiares – tenham sempre uma rede de apoio, que busquem sempre cuidar de si, buscar alternativas para ter e manter uma boa energia para o desenvolvimento de sua atividade, empenhando-se em cuidar muito de seu bem-estar físico e emocional”, observa Débora.

 

Fonte: PMU

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio