Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Login
Pessoas que estão em tratamento oncológico podem e devem curtir as férias. O período de descanso, viagens e o contato com amigos e a família podem fazer muito bem. Mas atenção: planejamento e o acompanhamento da equipe médica é fundamental para o paciente ter férias tranquilas.
Os médicos oncologistas Dra. Isabella Morais Tavares Huber (CRM 27.671 | RQE 18933 | 20236) e o Dr. Eduardo Rodrigues (CRM-PR: 26542 | RQE: 22017), explicam o que fazer antes e durante a viagem, para que nada saia do controle e toda a família curta os dias de descanso.
Antes da viagem
A primeira coisa a ser feita antes da viagem é uma consulta com o médico oncologista. “É um momento de refazer exames, atualizar vacinas e tomar medicações preventivas”, esclarece a Dra. Isabella.
Depois disso, é preciso que o paciente:
– Verifique clínicas e hospitais em cada cidade que visitar;
– Tenha exames atuais e carta do médico com diagnóstico e tratamento;
– Mantenha consigo essas informações, sempre;
– Separe remédios e os leve na bagagem de mão e em embalagens originais;
– Reserve alguns a mais para o caso de algum contratempo;
– Descreva os nomes dos remédios, dose e hora de administração;
– Adquira seguro de saúde viagem, se o passeio for internacional.
Não ficar parado
Dr. Eduardo explica que independente do meio utilizado para a viagem, o paciente deve procurar se movimentar. “Se for de avião é recomendado que o paciente caminhe pela aeronave a cada hora, mexa os pés enquanto estiver sentado, use roupas largas e confortáveis, consuma bastante água. Em todos os meios, a principal dica é não ficar parado, sentado por horas, é preciso movimentar-se”.
Em viagem de carro o ideal é dividir o percurso em etapas, caso ele dure mais que duas horas. “Pequenas paradas de 20 minutos, com caminhadas, alongamentos das pernas, braços, tórax. Também é bom manter as janelas semiabertas, usar óculos escuros. A regra se aplica pra viagens de ônibus também”, pondera.
Durante as férias
– Procure assistência médica se tiver indisposição.
– Prefira bebidas engarrafadas e alimentos bem cozidos.
– Mantenha consigo bebidas e petiscos, como barras de cereais e biscoitos.
– Consuma água, principalmente em lugares secos ou áridos.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino