Segunda-feira, 25 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

A maioria das pessoas de 40 anos já têm hérnia de disco e não sabem, afirma neurocirurgião 

Publicado em 03/11/2021 às 16:28 por Editoria Movimento Saúde

Ela incomoda, dói e já faz parte do dia a dia de uma parcela considerável da população, e chega cada vez mais cedo. Estamos falando da “dor nas costas”, que pode ser causada por inúmeros fatores, entre eles, a hérnia de disco e a degeneração discal.

“A maioria da população na faixa etária de 40 anos já apresenta degeneração discal e até mesmo hérnia de disco, e não sabe, ou porque não tem sintoma ou porque não associa aquela dorzinha nas costas à doença”, destaca o médico neurocirurgião, Dr. Danilo Magnani Bernardi (CRM/PR: 20713| RQE: 16667). 

E o avançar da idade piora essa estatística, chegando a atingir praticamente 100% da população de 60 anos. “Com o passar dos anos, o disco vai envelhecendo e desidratando, assumindo características fisiológicas diferentes, como a perda de elasticidade e desgastes. “A realização de exames de imagens mais detalhados, como ressonância magnética, pode identificar esses desgastes”, esclarece o especialista.

Ele acrescenta que, antes da realização de exames de imagens, no entanto, é importante analisar, pelo exame físico, o tipo de dor relatada pelo paciente, suas características, para identificar a origem da dor e saber se é do disco ou da compressão da hérnia discal.

Dr. Danilo responde algumas das dúvidas mais frequentes sobre hérnia de disco

O que é a hérnia de disco?

É um núcleo cartilaginoso dentro de uma cinta, que pode lacear, criando uma espécie de barriga. Se essa barriga se rompe, o núcleo cartilaginoso pode invadir o canal onde ficam os nervos, provocando as dores típicas da hérnia. 

Como surge a hérnia de disco?

De várias formas. Má postura, acidente, permanecer muito tempo sentado, peso... tudo que pressione demais a coluna pode evoluir para hérnia de disco

Quem tem hérnia de disco pode praticar atividade física?

Deve. A prática de atividade física promove o fortalecimento muscular. E a perda da força muscular pode piorar o quadro da doença.

Quais os exercícios mais indicados?

Quem tem hérnia de disco pode andar de bicicleta, fazer caminhada, alongamento, fisioterapia e exercícios físicos com acompanhamento profissional.  O paciente deve evitar seguir atividades sem orientação, como colocar no Youtube o vídeo de algum treino e acompanhar. A realização incorreta dos movimentos pode atrapalhar mais do que ajudar.

Tem alguma posição mais indicada ou proibida para evitar desenvolver hérnia de disco?

Sim. Dormir de barriga para baixo aumenta o risco de a pessoa ter hérnia na cervical. A maneira mais indicada para dormir é de barriga para cima ou de lado.

Toda dor lombar é hérnia de disco?

Nem sempre. A dor é uma das causas da hérnia de disco.

Toda hérnia de disco tem indicação cirúrgica?

Não necessariamente. Geralmente, o problema melhora com tratamento clínico. Apenas 10% dos pacientes com hérnia de disco terão compressão neurológica grave, que necessitará da descompressão cirúrgica. 

É importante destacar que só a avaliação de um médico especialista em coluna (neurocirurgião) pode levar ao entendimento do que está acontecendo com o corpo do paciente, para definir o tratamento adequado para reduzir os sintomas, bem como diminuir a evolução da hérnia discal.

Dr. Danilo Magnani Bernardi- Neurocirurgião

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio