Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
“Essa dúvida é comum e pensando no bem-estar materno e fetal, o recomendado é que a gravidez aconteça pós-bariátrica”, explica o médico cirurgião bariátrico Dr. Fábio Carvalho (CRM 17207). Segundo ele, a fertilidade da mulher aumenta após a cirurgia, por isso a orientação para que haja uma espera de 18 a 24 meses após a cirurgia para que a mulher engravide.
“A anticoncepção é fundamental após a cirurgia, já que a perda de peso causa alterações no metabolismo dos hormônios relacionados ao ciclo menstrual e a fertilidade pode estar aumentada. Outro fator que aumenta a chance de gravidez é a melhora da imagem corporal, devido à perda de peso, aumentando assim, o desejo sexual”, completa.
O cirurgião ressalta que o anticoncepcional oral pode não ser eficaz logo após a cirurgia de by pass, devido à diminuição da sua absorção. Já na cirurgia Sleeve isso não acontece. Por isso a importância de conversar com o ginecologista antes da bariátrica e definir o melhor método anticoncepcional.
Vitaminas
Outro ponto que requer atenção é a suplementação de vitaminas. Após a cirurgia bariátrica a absorção de substâncias pelo corpo não é mais tão eficaz, por isso, a suplementação é imprescindível. “O correto é que essa paciente continue com o acompanhamento de uma nutricionista para indicação de uma alimentação adequada e suplementos vitamínicos, além de vitaminas específicas para a gestação”, indica Dr. Fábio Carvalho.
Vale ressaltar ainda que durante a gestação, o acompanhamento do médico bariátrico, da equipe multidisciplinar e do obstetra são fundamentais para a saúde da gestante e do feto.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino