Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
Um assunto que está presente nas conversas desde o início da Pandemia de Covid-19 é ganho de peso. O isolamento social tem feito com que as pessoas comam mais, seja pela ansiedade ou pela ociosidade – é muito tempo sem fazer nada, o que torna a frequência das idas à geladeira muito maior.
A pesquisa Diet & Health Under Covid-19, realizada simultaneamente em 30 países, aponta o Brasil em primeiro lugar entre as populações que mais ganharam peso nessa pandemia. Cerca de 52% dos entrevistados no Brasil declararam ter engordado, em média, 6,5 kg, do início da pandemia até o período de realização da pesquisa - de 23 de outubro de 2020 a 06 de novembro de 2020.
Fortalecimento do organismo
Mais do que motivo de piadas, esse ganho de peso relatado pode se tornar uma questão de saúde pública, e levou a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), a lançar o Guia para uma Alimentação Saudável em Tempos de Covid-19.
Com linguagem direta e de fácil entendimento, a publicação visa a informar à população a necessidade de adotar rotinas alimentares que venham a contribuir com o fortalecimento do organismo. E alimentação balanceada promove, automaticamente, a perda do excesso de peso.
Para a vice-presidente Asbran, a nutricionista Daniela Cierro Ros, não se pode elencar um único alimento ou uma única vitamina para combater problemas de saúde, é necessário um cardápio balanceado. “Alimentos que vão trazer esse bem-estar para o nosso organismo são desde as frutas cítricas, como a laranja, limão, acerola, vegetais verdes escuros, como brócolis, espinafre, iogurtes sem corantes naturais, alimentos de origem natural, amendoins”, elenca.
O guia alimentar apresenta também dicas de armazenamento e aproveitamento de alimentos neste período de enfrentamento à doença.
Acesse o Guia Alimentar Completo
Dicas da Unicef Brasil
A Unicef Brasil - Fundo das Nações Unidas para a Infância, criado pela Organização das Nações Unidas – ONU para atuar no Brasil também entende a importância da ingestão de alimentos saudáveis para o fortalecimento do sistema imunológico, e aponta como fator determinante na prevenção do coronavírus e outras doenças.
As dicas da Unicef Brasil para alimentação saudável incluem:
1. Manter a ingestão de frutas e vegetais;
2. Comprar de alimentos em mercados com produção local, diretamente dos agricultores;
3. Criar um estoque de lanches saudáveis;
4. Limitar alimentos ultraprocessados;
5. Fazer do ato de cozinhar e comer uma parte divertida e significativa da rotina familiar
Cléo Neres – Jornalista
Movimento Saúde
Com informações: Ipsos/Unicef/Asbran
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino