Publicado em 04/09/2017 às 08:18
A Anvisa publicou no último mês uma chamada pública pelo CNPq visando selecionar projetos com propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico em vigilância sanitária. O prazo para enviar as propostas termina nesta terça-feira dia 5/10.
Leia o edital: - CHAMADA CNPQ/ANVISA (clique)
Podem apresentar propostas pesquisadores que tenham vínculo formal com a instituição de execução do projeto - Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq.
Entende-se por Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.
São 15 temas/ linhas de pesquisas nas quais os projetos poderão ser inseridos:
- Estudo Comparativo da Regulação de Medicamentos e de Dispositivos Médicos adotados nos países integrantes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
- Adaptação e aplicação da metodologia Modelo de Custo Padrão (Standard Cost Model) para mensuração das cargas administrativas relacionadas à regulamentação editada pela ANVISA.
- Estudo de Procedimentos Metodológicos sobre a mensuração de Custos e Benefícios aplicados em Análises de Impacto Regulatório (AIR).
- Percepção, entendimento e uso de diferentes modelos de rotulagem nutricional frontal pelos consumidores brasileiros.
- Percepção, compreensão e uso da Tabela de Fenilalanina em Alimentos da ANVISA.
- Critérios para Realização de Estudo de Estabilidade em Materiais de Uso em Saúde.
- Forma farmacêutica suspensão oral: atributos críticos da qualidade, fármaco, fórmula e produção que impactam na biodisponibilidade e qualidade.
- Métodos estatísticos para determinação da comparabilidade in vitro de medicamentos inalatórios orais.
- Estudos sobre riscos de transmissão de doenças através do sangue, tecidos, células e órgãos.
- Estudos para diagnóstico, monitoramento e avaliação de serviços de hemoterapia e bancos de tecidos e células.
- Ocorrência de eventos adversos na prestação de serviços de embelezamento, estética e tatuagem.
- Perfil sanitário das embarcações mistas que utilizam as hidrovias da Bacia Amazônica.
- Revisão de dados técnico-científicos para atualização e inclusão de novas espécies vegetais no registro simplificado de fitoterápicos.
- Revisão de dados técnico-científicos para elaboração de lista de indicações terapêuticas para medicamentos dinamizados notificados.
- Revisão Bibliográfica de Insumos Farmacêuticos Ativos, pertencentes a RENAME, cuja toxicidade e eficácia são consideravelmente afetadas por alterações polimórficas.
- Consulte todas as regras para apresentação das propostas.