Quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Associação de fabricantes contesta suspensão pela Anvisa de 48 marcas de whey protein: ação já está na justiça

Publicado em 17/12/2024 às 10:18 por Editoria Movimento Saúde

A assessoria de imprensa da BRASNUTRI - Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais, entrou em contato com a editoria do Movimento Saúde para esclarecer sobre notícia divulgada pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), no início deste mês, sobre a suspensão da comercialização de diversos lotes de whey protein de 48 marcas diferentes. Foi uma medida drástica contra o mercado de suplementos alimentares no Brasil, conforme noticiado aqui no nosso site. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.

A BRASNUTRI contesta a suspensão imposta pelas autoridades de saúde na justiça e ação já está em investigação. Segundo Associação, “não há clareza em relação aos aspectos legais e sanitários utilizados nas análises laboratoriais”

Leia a nota na íntegra

A BRASNUTRI esclarece que a proibição recente de comercialização de produtos whey protein anunciada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) é infundada. A Secretaria leva em consideração um laudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) em 2022, de produtos que nem sequer são comercializados atualmente”.

Além disso, é importante reforçar que os laudos divulgados pela Abenutri não seguem padrões técnicos ou regulatórios estabelecidos pelos órgãos competentes e não são chancelados pela Anvisa e pelos demais integrantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS, entidades oficiais responsáveis pela análise e fiscalização de produtos deste mercado.

Os laudos mencionados estão sob investigação do Tribunal de Justiça de São Paulo, em ação judicial que já apontou inconsistências metodológicas e destacou a "falta de certeza quanto à confiabilidade das conclusões" ali apresentadas. Em nota técnica anexada ao processo, os farmacêuticos Jamaira Moreira Giora e Dirceu Barbosa (ex-presidente da Anvisa), também destacaram que não há clareza em relação aos aspectos legais e sanitários utilizados nas análises laboratoriais.

A BRASNUTRI defende um mercado transparente e mais seguro, com base na ciência, e está à disposição para trabalhar em conjunto com órgãos reguladores para garantir o direito dos consumidores a informações confiáveis e reconhecidas pelas autoridades competentes.

BRASNUTRI - Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio