Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
Ainda que a dor não seja necessariamente sintoma da cárie, é importante ficar atento se o problema persistir
Foto: Divulgação
As cáries são orifícios ou lesões nos dentes e causam muito incômodo, tanto do ponto de vista estético quanto com relação à saúde bucal. Existem três formas de cáries: coronária, radicular e recorrente e todas elas podem atingir pessoas em todas as faixas etárias.
A mais comum, a cárie coronária ocorre nas superfícies ou entre os dentes, enquanto a radicular se localiza na raiz, quando a gengiva se retrai e essa parte fica exposta. Já a recorrente se localiza ao redor das restaurações e coroas já existentes.
Veja, abaixo, alguns sintomas da doença. E, lembre-se, em caso de incômodo, procure um dentista.
1- Dor de dente
Entre os sintomas mais comuns da cárie está a dor de dente, tanto ao comer e ao beber. Ainda que a dor não seja necessariamente sintoma da cárie, é importante ficar atento se o problema persistir.
2- Sensibilidade
Há diversas causas para a dentição apresentar sensibilidade e a cárie é uma delas. Se a dor for localizada em um dente, pode ser cárie.
3- Coloração escura
Fique atento às mudanças de cor dos dentes. Se a dentição apresentar mudanças graduais no seu tom, procure um dentista.
4- Orifícios na dentição
Um dos sintomas mais comuns da cárie é a presença de orifícios ou buracos nos dentes. Caso o problema apareça, pode ser cárie.
5- Dor durante a mastigação
Não é normal sentir dor na mastigação e um dos motivos pode ser a cárie. Novamente, se o problema aparecer, procure um dentista o mais rápido possível para iniciar o tratamento o quando antes.
Fonte: Terra
CARDIOLOGIA
Dores na mandíbula e no braço podem indicar sinais de um pré-infarto; saiba como identificar
NOVIDADE
COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE
Informação que salva vidas: a importância da mídia em campanhas como o Novembro Azul