Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
O uso de medicamentos por pessoas que não tem as doenças para as quais são indicadas pode ser muito perigoso para a saúde
Medicamentos que tem na composição as substâncias hidroxicloroquina e cloroquina – indicados para pacientes com doenças crônicas autoimunes, como o Lúpus – estão desaparecendo das farmácias de Umuarama. Tais substâncias estão em teste no tratamento do Covid-19, o novo Coronavírus.
“Além de sua eficácia na prevenção não ter nenhuma comprovação científica, o uso indiscriminado dessas substâncias, por pessoas que não tem as doenças para as quais são indicadas, pode ser muito perigoso para a saúde”, afirma o médico pneumologista e intensivista, Dr. Ronaldo de Souza, que é presidente da Associação Médica de Umuarama – AMU.
Segundo ele, é importante ter em casa um termômetro, para aferir a febre e antitérmicos. “Caso a temperatura for igual ou maior a 37.8 o paciente deve tomar dipirona ou paracetamol. Só se deve procurar atendimento médico se a febre persistir ou se tiver dificuldades para respirar”, destacou o médico.
Segundo ele, não há medicamentos para a prevenção do Covid-19. “As pessoas não devem tomar nada de diferente do que já tomam, no caso dos pacientes com doenças crônicas e que fazem uso de medicamentos contínuos”, recomenda.
Os riscos são os efeitos colaterais da medicação. “Por exemplo, se for uma medicação pra hipertensão, vai provocar hipotensão e o paciente pode desmaiar, medicamentos para diabetes podem gerar hipoglicemia e também causar danos à saúde. Não tem porque a pessoa tomar uma medicação que não é indicada para ela”, explica o especialista.
Outro risco aprontado pelo médico é do desabastecimento, que poderia prejudicar pacientes que realmente precisam da medicação.
O QUE FAZER EM CASO DE SINTOMAS PERSISTENTES?
O primeiro passo é entrar em contato com as autoridades por telefone e seguir as orientações dos profissionais de saúde.
Moradores de todos os municípios da região que precisarem de orientações sobre o Covid-19, podem entrar em contato por telefone com a Ouvidoria da 12ª Regional de Saúde, através do número 153, com a Ouvidoria da SESA, através do número 0800 644 4414 ou do WhatApp (41) 3330 4414.
Moradores de Umuarama podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (44) 3639 1900.
CARDIOLOGIA
Dores na mandíbula e no braço podem indicar sinais de um pré-infarto; saiba como identificar
NOVIDADE
COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE
Informação que salva vidas: a importância da mídia em campanhas como o Novembro Azul