Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Login
Centenas de profissionais de saúde de Umuarama e região se reuniram na tarde da última sexta-feira (24), no Centro de Eventos Alexandre Ceranto para participar do evento: “Pequenas ações, grandes impactos”, em alusão ao Novembro Roxo – mês de conscientização e prevenção da prematuridade.
O evento foi realizado pela 12ª Regional de Saúde, em parceria com o Hospital Norospar, Prefeitura de Umuarama, Cisa-Amerios e prefeituras da região.
Representantes da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Hospital Norospar apresentaram ações e resultados do enfrentamento e prevenção da prematuridade, que é a maior causa da mortalidade infantil em todo o mundo.
De acordo com a gerente administrativa da Norospar, Eliane Trentini, a instituição tem atuado efetivamente no atendimento à gestação de alto risco, prevenindo e enfrentando a prematuridade em todas as frases. Ela destacou a importância das equipes multidisciplinares da Norospar nos resultados alcançados, como a Maternidade, UTI Neonatal e Centro Mãe Paranaense que trabalham em conjunto.
“Atuamos em todas as frentes, com infraestrutura, equipamentos e profissionais altamente qualificados e conseguimos avanços importantes. Com o apoio de todos vocês, trabalhando a prevenção da prematuridade cada vez mais na Atenção Primária, vamos avançar muito mais”, disse.
Eliane agradeceu o apoio da chefe da 12ª Regional de Saúde, enfermeira Viviane Herreira e parabenizou a todos pela organização do evento. Cumprimentou também o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, o secretário de saúde de Umuarama, Edson dos Santos Souza, a representante do CRESEMS 12ª Região de Saúde, Aletheia Patricia Busch e o prefeito de Perobal e presidente do Cisa-Amerios, Almir de Almeida, que também fizeram parte da mesa de honra e discursaram na abertura do evento.
A tarde foi de apresentações e palestras. A abertura foi realizada pela chefe da 12ª Regional de Saúde Viviane Herreira, que apresentou o “Panorama da mortalidade materno-infantil na 12ª Regional de Saúde”, seguida das palestras: “Prevenção do trabalho de parto prematuro”, com a médica Dra. Ceres Giacometti, ginecologista e obstetra da Norospar; “As sequelas da prematuridade”, com a Dra. Maria Luiza Mees também da equipe da Norospar; e, “Importância da assistência de enfermagem no pré-natal da APS”, com a enfermeira Daysi Ribeiro.
Durante o evento foram arrecadas fraldas descartáveis que serão doadas aos bebês internados na UTI Neonatal da Norospar.