Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
Manter hábitos saudáveis pode evitar uma série de doenças, inclusive o câncer. Essa afirmação é do Instituto Nacional de Câncer – Inca. De acordo com a instituição, de 80% a 90% dos cânceres são causados por hábitos de vida. O especialista em clínica médica e oncologia clínica, Dr. Rodrigo Barbosa (CRM/PR-24300), explica essa relação em sua participação na "Campanha Abril Para a Saúde - Por uma vida mais saudável”, realizada pela Associação Médica de Umuarama – AMU.
Dr. Rodrigo concedeu entrevista ao Programa do Tatu, da TV Caiuá – Rede TV Brasil Sul –parceiro da campanha, e respondeu perguntas enviadas pela comunidade de toda a região, através das redes sociais. O bate papo foi conduzido pelo apresentador Valetim Devaur Menossi, o Tatu.
Agentes causadores do câncer
Para quem não sabe, câncer se caracteriza pelo conjunto de mais de 100 enfermidades que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). O surgimento da doença depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer.
“O risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e há quanto tempo ela vem fumando. O cigarro tem pelo menos 60 agentes carcinogênicos. Só o fato de ser fumante já coloca a pessoa em risco de ter câncer de pulmão, cabeça e pescoço, boca, língua, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, bexiga. Este é um dos piores agentes”, informou Dr. Rodrigo.
Fatores de risco
Vários fatores podem determinar a origem de uma doença. Estudos mostram, por exemplo, a associação entre álcool, tabaco e o câncer da cavidade oral, ou o tabagismo e a obesidade, que além da predisposição para cânceres, impulsionam riscos para doenças cardiovasculares e respiratórias. Também são fatores de risco a alimentação, hábitos sexuais inseguros, rotina ocupacional, bebidas alcoólicas, exposição solar, a poeiras, fuligem de carvão, além agentes químicos, tais como amianto, cimento, radiações e medicamentos.
“Hoje em dia as empresas seguem as orientações da Medicina do Trabalho, que orientam o uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, afim de evitar uma exposição maior, mas é importante que o trabalhador tenha consciência disso, e realmente utilize esse material”, ressaltou o médico.
Sedentarismo – uma bomba relógio
No tocante à alimentação, é importante ressaltar que a ingestão de muita carne vermelha e gordura pode causar câncer de intestino.
Assim também o consumo de açúcares, refrigerantes, frituras, produtos industrializados, bebidas alcoólicas, todos são fatores de risco que, aliados ao sedentarismo – falta de exercícios físicos – transformam o corpo humano em uma bomba relógio. “Existem diversas relações de causa e efeito, e é importante que as pessoas entendam que esses fatores nunca estão sozinhos, e que a exposição a esses agentes, observando-se tempo e quantidade, será determinante para saúde”.
Para assistir a entrevista completa clique aqui.
CAMPANHA ABRIL PARA SAÚDE
Durante o mês de abril, toda semana o Tatu receberá um entrevistado diferente em seu programa. Especialistas de diversas áreas vão responder perguntas enviadas pelo público nas redes sociais parceiras da campanha e esclarecer dúvidas.
Confira a programação
28 de abril – 12h – Saúde do Coração
Tema: Hipertensão: o que fazer após o diagnóstico?
Convidado: Dr. Rodolfo de F. Carvalho, médico cardiologista (CRM 32.985)
30 de abril – Encerramento – Saúde do Trabalho
Tema: Doenças do sangue e o ambiente de trabalho
Convidada: Dra. Aruana Legnani Mohr, hematologia e hemoterapia (CRM 31.164)
Acompanhe pelas Redes Sociais Oficiais da Campanha: AMU, Movimento Saúde e TV Caiuá - Siga para receber as notificações.
_
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Associação Médica de Umuarama
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino