Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
Marcos Roberto, que é morador de Pérola agradece ao doador de plasma que o ajudou e diz que será o próximo doador
Depois superar momentos difíceis internado em estado grave na UTI, com diagnóstico de Covid-19, o morador de Pérola, Marcos Roberto Gomes, de 55 anos, enviou um vídeo à equipe médica do SAMUTI – Serviço de Ações em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva, que o tratou com o protocolo de Plasma Convalescente na UTI Covid-19 SUS do Hospital Cemil. Marcos Roberto diz que será o próximo doador de plasma.
Completamente recuperado, Marcos Roberto voltou ao trabalho na manhã desta quarta-feira (2), em sua empresa, em Pérola. Ele atribui o rápido restabelecimento e cura ao tratamento com Plasma que recebeu no hospital.
“Fiquei muito feliz com esse novo tratamento. Queria agradecer e dizer que sou o próximo doador de sangue para que eu possa salvar vidas”, disse.
Teoricamente, Marcos Roberto não fazia parte do grupo de risco para Covid-19. Aos 55 anos, não tinha histórico de pressão alta ou diabetes ou outras comorbidades comuns nesses casos, como doença cardiovascular ou pulmonar. Porém, ele ficou em estado grave.
O empresário começou a sentir os primeiros sintomas no dia 13 de agosto. Com o quadro agravado, procurou a Unidade de Saúde do seu município. No dia 19 foi transferido para a UTI do Hospital Cemil em Umuarama em estado grave. No dia 20 ele começou a receber o tratamento com o Plasma Convalescente. A melhora veio rápido.
Dois dias depois Marcos Roberto recebeu alta da UTI e ficou em recuperação por mais três dias na enfermaria. Ao todo foram nove dias de internação. O que é um período curto considerado curto pelos especialistas, para casos críticos de Covid-19.
“É uma doença em que períodos de longa internação são comuns. O uso do plasma ajuda a evitar o agravamento e assim a diminuir o tempo de internação. É menos sofrimento para o paciente e muito menos oneroso para o Estado. Por tudo isso, a doação de plasma pelos recuperados de Covid-19 é tão importante”, disse o médico pneumologista-intensivista Dr. Ronaldo de Souza, coordenador do SAMUTI, responsável técnico pela UTI Covid-19 do Hospital Cemil.
Marcos Roberto termina seu vídeo convidando outros pacientes que também tiveram a doença e se curaram para doarem também. “Estenda a sua mão nessa hora tão difícil” – pede.
SEJA UM DOADOR DE PLASMA
Se você teve Covid-19 e está em boas condições de saúde, agende sua doação no site do Hemepar: CLIQUE AQUI de qualquer cidade do Paraná.
Em Umuarama, além do site, o agendamento pode ser feito pelos telefones: 44 36218307 -36218313- 36218300
CONFIRA O VÍDEO
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino