O Instituto Nossa Senhora Aparecida divulgou na manhã desta sexta-feira (20), o balanço das atividades do ‘Dia do Coração’, realizado em Umuarama, no último dia 17 - terça-feira – em alusão ao Setembro Vermelho, mês dedicado à saúde do coração. Mais de 600 pessoas participaram do evento, que foi uma das maiores ações de prevenção a doenças cardíacas de Umuarama.
Em tendas armadas no estacionamento dos Supermercados Planalto Big, bem no centro da cidade, trabalharam cerca de 70 voluntários, entre médicos, enfermeiros, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais do Instituto Nossa Senhora Aparecida, bem como estagiários da Unipar, Instituto Eficaz, Sesc, Senac, Colégio Hilda Kamal, Unipar e profissionais do Supermercados Planalto.
Foram efetivados 550 testes de glicemia, exame que diagnostica a diabetes, que é um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares. Todos tiveram a pressão aferida e passaram pelo cálculo do I.M.C. – Índice de Massa Corpórea, que considera o resultado da relação entre peso, altura e circunferência abdominal, para estabelecer se a pessoa está ou não com algum risco de doença cardíaca.
Em 67 pacientes foram identificados fatores de risco nos exames. Todos foram selecionados e irão passar por exame de eletrocardiograma e consulta com a equipe de cardiologia do Instituto Nossa Senhora Aparecida, tudo de forma gratuita.
“É uma ação completa. Além de receber o diagnóstico, esses pacientes estão sendo encaminhados diretamente ao serviço de cardiologia credenciado pelo SUS, possibilitando o tratamento precoce de possíveis doenças, diminuindo os riscos de agravamento e morte”, disse a secretária municipal de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini que participou do evento.
Para ela, o contato direto da população com os profissionais de saúde é muito importante. “Muitas pessoas só procuram os serviços de saúde quando já estão doentes. Esse acesso a profissionais como médicos cardiologistas, enfermeiros, nutricionistas... entre outros, tem impacto direto e positivo na saúde da população”, ressaltou a secretária que aproveitou para fazer um check-up da saúde do coração.
Para o aposentado Benedito Ferreira da Silveira, o ‘Dia do Coração’ foi muito bom. “Hoje aprendi muita coisa. É sempre tempo de começar a cuidar melhor da nossa saúde. Está de parabéns essa equipe maravilhosa. Muito obrigado”, disse o aposentado, que participou de todos os exames e aproveitou para dar um trato no visual com o serviço gratuito de corte de cabelo.
Segundo o gestor do Instituto Nossa Senhora Aparecida, Cristiano Nelli, o trabalho de prevenção às doenças cardíacas faz parte da cultura do hospital, que é credenciado pelo Sistema Único de Saúde – SUS para realizar procedimentos de Alta Complexidade em Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Intervencionista.
“Ações de promoção da saúde e prevenção são constantes. Contamos com equipamentos de ponta e profissionais altamente especializados que estão à disposição de toda a população. Nosso trabalho é em prol de propagar a cultura da prevenção, pois quanto antes as doenças cardíacas forem diagnosticadas e tratadas, maiores as chances de sucesso”, disse Cristiano.
Setembro verde
Voluntários orientam sobre doação de órgãos
Durante o ‘Dia do Coração’ a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Instituto Nossa Senhora Aparecida realizou uma ação de orientação e conscientização. Setembro - também conhecido como Setembro Verde - é o mês de conscientização sobre a doação de órgãos.
Os mais de 600 participantes receberam panfletos com orientações e puderam tirar dúvidas com profissionais de saúde. Os voluntários fizeram panfletagem nos cruzamentos próximos ao evento.
“Foi um dia muito produtivo e de muitos esclarecimentos, especialmente sobre como ser um doador e em quais circunstâncias a doação de órgãos pode ocorrer”, disse a psicóloga Camila Caiado Rodrigues Batistuti, que integra a CIHDOTT do Nossa Senhora.
A orientação principal para os que se declaram doadores de órgãos é que conversem em casa. “Muitos não sabem que a autorização ou não para doação de órgãos depende exclusivamente da vontade da família. Por isso a importância do esclarecimento e do diálogo com familiares”, ressaltou a psicóloga.
SERVIÇOS
O ‘Dia do Coração’ também foi repleto de serviços e atividades voltadas ao bem-estar pessoal. Em parceria com o Senac foram oferecidos corte de cabelo masculino e feminino e Quick massage. Todos desfrutaram ainda de um delicioso lanche, com café, chá, bolo, pão de queijo e outras delícias oferecidas pela panificadora dos Supermercados Planalto durante todo o dia.
Parceiros do evento: Supermercados Planalto, Secretaria de Saúde de Umuarama, 12ª Regional de Saúde, Instituto Eficaz, Sesc, Senac, Colégio Hilda Kamal, Unipar, Umuprev, entre outros.