Domingo, 13 de outubro de 2024 Login
Cardoso e Nilson Manduca falam sobre a importância da humanização nos serviços de saúde
Foto: Rosi Rodrigues
Foi com bolo, guaraná e muitas homenagens que funcionários e prestadores de serviços do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios comemoraram o primeiro ano do Programa de Desenvolvimento Humano e Profissional implantado na instituição.
O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira (28), na sede do Cisa em Umuarama, logo após a Assembleia Geral e contou com a participação de prefeitos e secretários de saúde.
Os músicos da Orquestra Filarmônica do Noroeste Paranaense, Sergio e Alex Sandro, presentearam os convidados com a execução músicas ao som de violino e violoncelo, na abertura da comemoração. Eles integram a Associação de Músicos do Noroeste Paranaense, que tem sido parceira frequente do Programa de Humanização do Cisa-Amerios.
Uma exposição com fotos dos eventos e ações realizadas através do Programa de Humanização foi colocada nos corredores do Cisa e permanecerá no local durante todo o mês de julho.
Os aniversariantes dos meses de maio e junho foram homenageados. A equipe de Enfermagem do Cisa-Amerios foi premiada com o título de EQUIPE NOTA 10, reconhecida pelos pacientes, através do Serviço de Ouvidoria, entre os meses de maio e junho de 2019, pelo profissionalismo e extremada atenção e carinho no atendimento ao público.
O PROGRAMA
O programa de humanização do Cisa-Amerios foi implantado em 2018, através do Serviço de Assessoria de Imprensa e Marketing, coordenado pela jornalista Rosi Rodrigues. “O objetivo é promover o desenvolvimento humano e profissional dos nossos colaboradores e, consequentemente, melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes”, destacou o presidente do Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso durante o evento.
Desde a implantação do Programa, são ofertados gratuitamente cursos, palestras, workshops e atividades de aperfeiçoamento técnico e também de desenvolvimento humano e pessoal. Até agora, foram promovidas mais de 30 ações, eventos e atividades que envolvem os próprios colaboradores no Cisa na sua organização e realização, alcançando um maior comprometimento dos mesmos com a missão primordial da entidade: cuidar bem das pessoas. São realizadas ainda atividades educativas e recreativas com os pacientes, através de parcerias e do serviço de voluntariado.
O programa integra ainda os profissionais da sede do Cisa em Umuarama com os que atendem nos municípios, na atenção primária. Segundo o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca, trabalhador da saúde tem uma rotina muito particular. “O atendimento aos pacientes, a execução dos mais complexos processos, exames, tratamentos e procedimentos exige conhecimentos técnicos, estudo e dedicação. Além disso, para ser um bom profissional de saúde, é preciso ter empatia na medida certa, humanidade, respeito e muito amor no coração, afinal, são pessoas cuidando de pessoas. Com esse trabalho estamos construindo um ambiente mais equilibrado e harmonioso. Melhorando as relações interpessoais, melhoramos todo o conjunto do atendimento nas nossas unidades”, destacou Manduca.