Terça-feira, 27 de outubro de 2020

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

Como medida preventiva, as aulas estão suspensas por 72 horas

Foto: Divulgação

Meningite viral volta a aparecer e coloca região em alerta

Publicado em 05/06/2019 às 15:52 por Rosi Rodrigues
 
Três crianças que estudam no Centro de Educação Infantil José de Anchieta, na Zona 4, em Maringá, foram diagnosticadas com meningite viral. Além disso, um quarto aluno está com suspeita da doença. A informação foi confirmada pelas secretarias de Educação e de Saúde.
 
Como medida preventiva, as aulas estão suspensas por 72 horas a partir desta quarta-feira (5), nas duas salas frequentadas pelos alunos para realização de assepsia. O procedimento inclui limpeza com bactericida dissolvida em água e higienização com álcool 70.
 
Dos três alunos, de 2 anos, dois permanecem internados em observação e evoluem para o restabelecimento.
 
O quadro clínico da meningite viral é semelhante ao das demais meningites agudas. Entretanto, o exame físico chama a atenção o bom estado geral associado à presença de sinais de irritação meníngea. Em geral, o restabelecimento do paciente é completo. A duração do quadro é normalmente inferior a 1 semana.
 
Quando se trata de enterovírus é importante destacar que os sinais e sintomas inespecíficos que mais antecedem e/ou acompanham o quadro da meningite são: manifestações gastrointestinais (vômitos, anorexia e diarreia) e respiratórias (tosse, faringite).
 
Quanto as ações de educação em saúde, professores e pais devem ser orientados sobre os sinais e sintomas da doença e, também, sobre hábitos, condições de higiene e disponibilidade de outras medidas de controle e prevenção.
 
(Informações: Plantão Maringá/Assessoria Maringá)
Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio