Quinta-feira, 6 de maio de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

A proposta prevê ações preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Umuarama terá semana dedicada à prevenção da gravidez na adolescência

Publicado em 09/05/2019 às 13:13

O prefeito Celso Pozzobom sancionou o projeto de lei nº 008/2019, de autoria do vereador Junior Ceranto, que cria oficialmente a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência no Município de Umuarama (Lei Ordinária 4351/2019). A proposta prevê ações voltadas à disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Junior Ceranto explica que as atividades definidas na lei devem acontecer todos os anos, sempre na semana em que caia o dia 1º de fevereiro. “Além da prevenção à gravidez na adolescência, nossa proposta visa incentivar e efetivação do programa de planejamento familiar ou reprodutivo, colaborando diretamente no fortalecimento do contexto social”, diz o vereador.

Com 10 artigos, a lei especifica que a Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência compreenderá a realização de seminários, ciclos de palestras e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino, na rede municipal de saúde e de assistência social. Também prevê campanhas de divulgação de todos os serviços disponíveis oferecidos pelas unidades básicas de saúde.

O vereador informa que o objetivo da Prefeitura é que a primeira semana ocorra já no próximo ano. “É um assunto muito importante em nossa sociedade. Quanto mais ações de prevenção e formação forem efetivadas, maiores as chances de se controlar os índices de gravidez na adolescência, bem como as doenças sexualmente transmissíveis”, finaliza o autor do projeto.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio