Sexta-feira, 11 de outubro de 2024 Login
Sabemos que o trabalho pode oferecer diversos fatores de risco para o desenvolvimento de várias doenças físicas e psicológicas.
Foto: Divulgação
A saúde mental é entendida como a área do conhecimento que estuda os aspectos psicológicos, emocionais, cognitivos e psicossociais que tangem o ser humano, de forma que a preservação da saúde mental diz respeito a um estado de qualidade de vida plena. Desta maneira, um dos aspectos focais da saúde mental relaciona-se aos transtornos mentais.
Há diversos transtornos mentais descritos no código internacional de doenças (CID) e no manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM), dentre os quais é possível perceber níveis de gravidade em diferentes casos. Os transtornos mais conhecidos e que mais acometem a população hoje em dia são: o transtorno depressivo, os transtornos ansiosos, o transtorno obsessivo compulsivo, estresse pós-traumático, o transtorno afetivo bipolar, doenças psicossomáticas e a síndrome da dependência química.
Muita gente se equivoca ao confundir transtornos mentais com deficiências mentais ou simplesmente loucura. É válido explicar neste DDS saúde mental no trabalho que a loucura é um termo utilizado popularmente para um dos transtornos que existem, que é do espectro da esquizofrenia, com isso vale incluir que a saúde mental trata não apenas dos transtornos mentais, como de qualquer situação ou condição psicológica.
Sabemos que o trabalho pode oferecer diversos fatores de risco para o desenvolvimento de várias doenças físicas e psicológicas. Este DDS saúde mental no trabalho visa, principalmente, a apontar quais são os principais transtornos mentais cujos desenvolvimentos estão relacionados a características do trabalho. Portanto, veja quais são os principais:
Não podemos deixar de informar no DDS saúde mental no trabalho sobre o tratamento dos transtornos mentais, é preciso ter em mente a importância da preservação da saúde mental, com isso as empresas, a comunidade e o próprio indivíduo deve se prevenir, buscando manter um estilo de vida com qualidade através de relacionamentos saudáveis, atitudes éticas, evitar fatores estressores.
Por outro lado, quando há a instalação do transtorno, o tratamento inclui psicoterapia e em alguns casos é necessária administração de psicofármacos e para isto, é preciso acompanhamento também de um psiquiatra.
Fonte: Blog Segurança do Trabalho
DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
Especialista fala da importância de cuidar da saúde mental e física durante o ano todo