Quinta-feira, 21 de março de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Anualmente são cerca de 300, a maioria em cães e gatos, mas animais selvagens, pets exóticos e grandes animais também fazem parte do cadastro de atendimento ortopédico do HV da Unipar.

Foto: Divulgação

Hospital Veterinário da Unipar de Umuarama é referência em cirurgias ortopédicas

Publicado em 15/03/2019 às 15:26

Nos últimos vinte anos, as especialidades revolucionaram o atendimento na área da Medicina Veterinária. Para garantir o bem-estar dos animais, a previsão é a de que a ciência prospere neste sentido, ainda mais. A Universidade Paranaense – Unipar acompanha essa tendência, inserindo na grade já da graduação em Medicina Veterinária disciplinas que tratam do tema [ortopedia, odontologia, dermatologia, entre outras] e oferecendo cursos de especialização em diferentes áreas. Uma delas é a ortopedia.

Anualmente são cerca de 300, a maioria em cães e gatos, mas animais selvagens, pets exóticos e grandes animais também fazem parte do cadastro de atendimento ortopédico do HV da Unipar. 

A cachorrinha Diuly foi uma das atendidas nesta semana, por causa de uma luxação no fêmur. Depois de passar pela consulta e pelos exames de raio X, foi submetida a uma cefalectomia, ou seja, à cirurgia de amputação de cabeça de fêmur. Se tudo correr bem na fase de recuperação, Diuly terá de volta sua capacidade de mobilidade, sem dor. 

Nesta semana, as equipes do HV também atenderam a Mel, uma poodle que fraturou a mandíbula. Esta foi bem mais complexa e de longa duração: cerca de duas horas para juntar as partes quebradas do osso com placas e parafusos, exatamente como acontece em cirurgia de humanos. Acadêmicos de Medicina Veterinária, inclusive do primeiro ano do curso, e também de outras instituições assistem às cirurgias. 

Alguns se propõem a ajudar o cirurgião, que explica tudo, passo a passo. Ele também tira as dúvidas dos alunos, ressaltando o grau de responsabilidade que um trabalho como este requer. 

“A disciplina de Ortopedia na grade da graduação é um dos diferenciais do curso de Medicina Veterinária da Unipar; nosso aluno tem a chance de expandir os conhecimentos e praticá-los”, salienta o professor Giani Lourenço Augusto, que atendeu Mel e Diuly. Ele conta que o HV da Unipar disponibiliza recursos modernos para a realização de um trabalho de alto nível técnico e seguro. 

“Atualmente vemos que os tutores de animais investem o que for preciso, tanto em prevenção quanto em tratamentos curativos, para que seus mascotes possam levar uma vida saudável. O melhor é que temos tecnologia para isso e médicos veterinários cada vez mais interessados em se especializarem”, argumenta. 

É bom destacar também que toda cirurgia recebe monitoramento contínuo do anestesiologista, que usa recursos modernos para isso. Nessas cirurgias, quem comandou a operação foi o professor doutor Salviano Tramontin Belettini. Tanto ele quanto o cirurgião são professores experientes, que imprimem neste ofício, além de conhecimento, muito amor.

Especialização

Além da pós-graduação em ‘Ortopedia em cães, gatos e pets exóticos’, a Unipar oferece os cursos de especialização em ‘Clínica e reprodução de bovinos’, ‘Clínica de animais de estimação’, ‘Dermatologia em cães, gatos e pets exóticos’, ‘Medicina em felídeos’ e ‘Vigilância sanitária e epidemiologia em saúde’. Todos regulamentados pelo Ministério da Educação, e com professores mestres e doutores, na sua maioria. Egressos da Unipar têm desconto especial. É só conferir na página de pós-graduação deste site.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio