Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Profissionais de saúde de nível superior que atuam no SUS na atenção primária e na atenção especializada em saúde mental.

Foto: Divulgação

Novo curso na área de Saúde Mental aborda Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs)

Publicado em 07/12/2018 às 13:39

 A  UNA-SUS/UFMA lança o curso de “Extensão em Saúde Mental na Atenção Primária: Saúde mental e o cuidado às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs)”. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 18 de dezembro deste ano.

O curso é voltado para profissionais de saúde de nível superior que atuam no SUS na atenção primária e na atenção especializada em saúde mental. Ainda, quaisquer pessoas que tenham interesse pela temática podem participar dessa turma, desde técnicos e alunos de graduação a formados em quaisquer cursos de nível superior.

O objetivo é apresentar os principais problemas psicossociais associados às doenças crônicas não transmissíveis mais frequentes identificadas na Atenção Primária em Saúde, assim como as abordagens psicossociais que podem ser desenvolvidas na atenção primária com os pacientes portadores de DCNTs.

Segundo o médico psiquiatra, professor do departamento de saúde mental da UFPel e supervisor técnico-pedagógico do curso, Dr. Dinarte Ballester, a redução de casos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) é complexa, pois envolve fatores biológicos, comportamentais e sociais. “No Brasil, alguns estudos vêm demonstrando que nas áreas com cobertura pela Estratégia de Saúde da Família o controle das DCNTs é mais efetivo. O curso de saúde mental é um instrumento importante para capacitar as equipes a atuar nos fatores de risco, identificação de casos e tratamento das comorbidades”, destacou.

Entre os assuntos abordados estão: Aspectos relevantes para avaliação global do paciente com doença crônica não transmissíveis (DCNTs) e a abordagem centrada na pessoa.

Desenvolvida em formato autoinstrucional, na modalidade à distância, a oferta possui a carga horária de 15h.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do link. O início do curso é imediato (após concluir o seu cadastro e escolher o curso desejado, você já pode realizar as suas atividades).

Os alunos inscritos terão até 26 de fevereiro de 2019 para conclusão das atividades. O certificado - reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão - é gratuito e ficará disponível em 10 dias úteis após o término dos trabalhos.

Confira o tutorial de inscrição no link.

Fonte: http://www.unasus.ufma.br/

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio