Quarta-feira, 14 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Foto: Tiago Boeing/ PMU

Unidades de saúde de Umuarama conquistam selo por bom atendimento à população

Publicado em 28/03/2018 às 19:00 por Rosi Rodrigues

Duas unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama em processo para receber o selo bronze do Programa Tutoria, da Secretaria de Estado da Saúde, conseguiram atingir o objetivo. Nesta quarta-feira, 28, os postos de saúde dos bairros Ouro Branco (enfermeira Jaqueline) e 26 de Junho (enfermeira Valverléia) passaram por avaliação com uma equipe de Toledo, enviada pelo governo do Estado, e o resultado foi um sucesso: selo conquistado. 

A enfermeira Viviane Herrera, da Secretaria Municipal de Saúde, que coordena o processo no município, explica que para receber o selo bronze a equipe da UBS precisa cumprir integralmente 105 itens de grande importância para os indicadores do município. “Podemos destacar, entre esses critérios, 100% de estratificação de risco das gestantes/crianças e seu acompanhamento, 50% de estratificação do risco dos pacientes diabéticos, hipertensos, idosos, pacientes de saúde mental, entre outras exigências”, informou.

O Programa Tutoria é uma mudança de processo de trabalho das equipes na atenção primária, tendo como objetivo a melhoria do atendimento ao paciente e a estratificação do risco de cada paciente, garantindo uma agenda programada. O processo permite à equipe um conhecimento maior da população, bem como o acompanhamento à saúde dos pacientes crônicos, evitando que os quadros piorem.

“Com isso, conseguimos reduzir os internamentos decorrentes de condições sensíveis à atenção primária, garantindo a saúde da população. É uma nova forma de trabalho do Estado, com a participação das UBS dos municípios. O programa visa também à segurança do profissional através da realização de exames e vacinas, bem como do paciente”, acrescentou Viviane.

Segundo a enfermeira, as unidades de saúde em processo de tutoria permanecem abertas em horário ininterrupto (das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço). Para cada etapa alcançada a equipe ganha um selo de qualidade, a começar pelo bronze. “Devemos lembrar o empenho da equipe através do trabalho das enfermeiras de cada unidade, que foi comprovado pelas avaliadoras enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Parabenizo as duas unidades pela conquista e agora vamos atrás do selo prata, que é o próximo objetivo”, acrescentou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini, que também acompanha o processo de perto.

 

 

 

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio