Terça-feira, 13 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Programa de educação para a saúde atende mais de 2 mil pessoas em Umuarama

Publicado em 17/03/2018 às 12:51

A equipe de Educação em Saúde da Vigilância Ambiental em Saúde (SVA), que integra a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), apresentou à secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, o relatório com as atividades realizadas entre agosto e novembro de 2017. Ao todo, 2.070 pessoas – na maioria crianças da rede municipal de ensino – foram atendidas pelas ações da equipe, composta pelas agentes de combate a endemias (ACE) Géssica Teodoro, Prisilla Kelly, Maria Lopes e Maria Salete.

Nas visitas, a equipe realizou palestras, teatros e orientações sobre animais peçonhentos (sua periculosidade e papel na natureza), mostrando aos participantes espécimes de escorpião em cativeiro, também em recipientes de vidro (cobra, escorpião, aranha e caramujo africano, entre outros), além de maquetes enfatizando problemas enfrentados pelo município – como infestações de mosquitos, caramulos e formigas – e os cuidados necessários com escorpiões e até colmeias de abelhas em áreas urbanas. 

“A avaliação deste trabalho é muito positiva, pois as agentes de endemias esclarecem todas as dúvidas de forma simples, direta e didática, de fácil compreensão pelas crianças e demais participantes, permitindo a apropriação do conhecimento transmitido”, comentou a secretária Cecília Cividini. O trabalho tem o apoio do chefe da Covisa, Flávio Posseti, e do coordenador da SVA, Rafael Amaro Silvério. 

As palestras foram levadas aos alunos da Escola Municipal Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, em agosto do ano passado, envolvendo 240 alunos. Em setembro, foram atendidos 560 alunos da Escola Municipal Cândido Portinari, no Conjunto Habitacional Sonho Meu. Já em outubro, as atividades foram desenvolvidas na Escola ABC, na região central (260 alunos); Unidade Básica de Saúde Posto Central (230 pessoas); e Unidade de Saúde ESF do Jardim União (180 pessoas).

Em novembro, as agentes Géssica, Maria Lopes e Priscilla Kelly realizaram o trabalho especial com inclusão de criança com necessidades especiais na Escola Municipal Sebastião de Mattos (Parque San Remo 3), com 370 alunos; atividades para o público em geral na Praça Arthur Thomas, atingindo 40 pessoas; mais 110 pessoas no Bosque Uirapuru; mais 80 pessoas foram impactadas em uma ação no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Umuarama); e na reunião do Comitê de Combate à Dengue, em dezembro, foram apresentadas as novas fantasias para o trabalho de educação em saúde.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio