Domingo, 25 de fevereiro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Umuarama oferta medicamento contra Covid-19 aos usuários do SUS

Publicado em 18/01/2023 às 11:34 por Editoria Movimento Saúde

Pessoas com covid-19, que apresentem sintomas leves a moderados, já estão sendo tratadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Umuarama com um novo medicamento fabricado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Trata-se de um antiviral que associa Nirmatrelvir e Ritonavir (NMV/r) e só é indicado para pacientes que não necessitem de oxigênio suplementar, que tenham idade igual ou superior a 65 anos (ou imunocomprometidos com 18 anos ou mais), independentemente da quantidade de vacinas que tomou.

A Secretaria Municipal de Saúde informou o recebimento de 17 kits, que estão na Central Farmacêutica e são disponibilizados somente sob prescrição médica nas unidades de saúde. “O tratamento de covid com esse antiviral tem algumas exigências, que devem ser cumprida, como estar até no quinto dia do início dos sintomas”, detalha Sandra Pinheiro, diretora de Vigilância em Saúde.

Ela ressalta que o antiviral – vendido em farmácias com o nome comercial de Paxlovid – não está liberado para profilaxia pré-exposição ou pós-exposição para prevenir covid-19 e nem para pacientes assintomáticos. “O Paxlovid tem resultados comprovados em casos leves e moderados e está disponível na rede municipal de saúde, basta receber indicação médica”, frisa.

Já o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, esclarece que todas as pessoas que tiverem sintomas de gripe (que pode ser covid-19) devem procurar a unidade de saúde a que pertence. “Muita gente ainda tem buscado o PA (Pronto Atendimento) queixando-se de sintomas que acreditam ser covid – coriza, tosse, febre etc. –, mas a ‘porta de entrada’ para avaliação é a UBS de seu bairro. Os casos mais graves serão imediatamente encaminhados para tratamento nos hospitais e o cidadão terá todos os cuidados necessários”, indica.

Fonte: PMU

Fotos: PMU/divulgação

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio