Terça-feira, 13 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

UPA de Umuarama será instalada no Posto de Saúde Central

Publicado em 26/02/2018 às 08:29 por Rosi Rodrigues

O prefeito Celso Pozzobom esteve em Brasília nesta semana, reforçando os pleitos do município junto ao governo federal, principalmente nas áreas de saúde – assegurando a instalação da UPA 24h – e infraestrutura, e voltou com definições e boas perspectivas. 

 “Estivemos com nossos principais representantes no governo. Este contato é necessário para encaminhar os pedidos para obras nas quais dependemos de recursos da União, que são assegurados através de emendas parlamentares e de contatos entre os deputados e os ministros e agentes do governo”, explicou Pozzobom.

Entre os pleitos encaminhados, o prefeito destacou recursos para recapeamento asfáltico urbano, verbas federais para a área de saúde e pavimentação de estradas rurais. “Esse investimento é importante para melhorar as condições das estradas usadas por produtores rurais, para escoamento da produção, e no acesso às suas residências”, defendeu. 

O município fechou parceria com o governo para pavimentar a estrada Jaborandi – que também dá acesso à estação de captação de água da Sanepar, no rio Piava – e a Estrada Jurupoca, que liga diversas pequenas propriedades rurais à rodovia PR-580, ao lado do Parque Jabuticabeiras. Através do deputado Kaefer, o município já tem R$ 900 mil assegurados para pavimentar um trecho da Jaborandi.

UPA 24H

Mas foi na área de saúde que o prefeito Celso Pozzobom conseguiu os maiores avanços. “Estivemos com o Dr. Osmar e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assegurando a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), que vamos implantar onde hoje funciona o Posto de Saúde Central, próximo à Delegacia de Polícia”, antecipou. Pozzobom revelou que o Ministério da Saúde vai liberar os recursos para a reforma, adequação e ampliações necessárias para transformar o prédio do posto de saúde na nova UPA.

Com recursos assegurados por emenda do deputado Dr. Osmar, a Prefeitura também vai construir – no terreno que abriga hoje o estacionamento do posto central – uma policlínica com mais de 1.000 metros quadrados. “Nesta estrutura, vamos abrigar o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Ambulatório de Infectologia (IST/Aids) e também o Centro de Atendimento Psico-Social (CAPS)”, informou. 

De acordo com o prefeito, o local onde hoje funciona o Posto de Saúde Central vai se tornar um grande centro de atendimento médico para a população, com toda a infraestrutura, equipes de profissionais treinados e equipamentos modernos, adequados aos casos de urgência e emergência. “Ali a população de Umuarama terá atendimento 24h por dia. Isso vai desafogar os hospitais, que hoje prestam todo o atendimento após o fechamento do PA, às 23h. Com a UPA atendendo plenamente, apenas os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais de plantão”, reforçou Pozzobom.

As adequações necessárias no prédio já foram aprovadas pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, e nos próximos dias o projeto entra em fase de licitação. “Queremos iniciar essa obra o quanto antes, para que o povo de Umuarama tenha mais opções na área de saúde, quando precisar de atendimento emergencial”, disse o prefeito Celso Pozzobom, acrescentando que também cobrou dos deputados em Brasília a liberação de algumas emendas aprovadas no ano passado, que ainda encontram-se pendentes.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio