Terça-feira, 23 de abril de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

Foto: G1

Lei amplia atendimento à saúde em Umuarama e Pronto Atendimento poderá funcionar 24h

Publicado em 06/02/2018 às 09:07 por Rosi Rodrigues

A Câmara de Vereadores de Umuarama aprovou o Projeto de Lei Complementar 01/2018, de autoria do Executivo Municipal, que amplia o número de vagas de cargos públicos na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. Entre outras adequações, está previsto o aumento do período de funcionamento do Pronto Atendimento Municipal para 24h/dia, a abertura de um posto de saúde no Conjunto Sonho Meu, a ampliação no quadro de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes de combate a endemias (ACEs), que atuam junto à população no combate à dengue, ente outras ações. 

A Lei representa um salto quantitativo importante no atendimento à população, que aumentou consideravelmente nos últimos anos, conforme estimativas do IBGE, reconhecidas pelo Ministério da Saúde. 

Para encaminhar as contratações foi necessária a autorização do Legislativo, com a aprovação de lei complementar – o que ocorreu durante sessões extraordinárias na manhã desta segunda-feira, 5. O diretor de Recursos Humanos da Prefeitura, André Antônio dos Santos, informa que nos próximos dias serão chamados candidatos aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura, ainda dentro do prazo de validade. “Não há previsão de novos concursos, no momento, e as vagas que não forem preenchidas deverão aguardar a realização de processo seletivo futuro”, acrescentou.  

O prefeito Celso Pozzobom lembra que as contratações reforçam a estrutura de atendimento à saúde. Com a aprovação da lei, a Secretaria Municipal de Saúde abre três vagas para enfermeiro, sob regime estatutário; 12 vagas para técnico de enfermagem, 14 vagas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que serão preenchidos nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros 26 de Junho, Cohapar 2/ Jardim São Cristóvão, Guarani, San Remo, Conjunto Habitacional Sonho Meu e Vitória Régia, todos sob o regime estatutário.

Ficam criadas na estrutura administrativa do Executivo, também, 10 vagas para o cargo de auxiliar de consultório dentário e 30 vagas para Agente de Combate a Endemias (ACE), um reforço importante na campanha de combate à dengue, leishmaniose, chagas, esquistossomose e outros males causados por vetores. Os salários variam de R$ 1.209,38 a até R$ 3.247,98 (caso dos enfermeiros). 

“A cidade está crescendo, a população aumenta e com isso crescem também as demandas pelo serviço público. O município precisa responder a essas necessidades, por isso decidimos abrir novas vagas em comum acordo com a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini, para oferecer um atendimento cada vez melhor à nossa população”, destacou o prefeito Celso Pozzobom, agradecendo aos vereadores pela aprovação da lei complementar, que passa a valer de imediato.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio