Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Norospar e Rotary Club Catedral inauguram primeiro banco de leite humano da região

Publicado em 09/11/2021 às 09:47 por Editoria Movimento Saúde

O primeiro Banco de Leite Humano (BLH) da 12ª Regional de Saúde de Umuarama será inaugurado no dia 10 de novembro - quarta-feira, em Umuarama. O anúncio foi feito pela diretoria da Associação Beneficente de Saúde Noroeste do Paraná – NOROSPAR e Rotary Club de Umuarama Catedral. 

A Implantação do serviço é um importante avanço para a saúde da população materno-infantil da região e foi possível graças ao apoio do Rotary Internacional, Fundação Rotaria e Distrito 4630, que juntos investiram R$ 275.908,03, para aquisição dos equipamentos necessários para captação e pasteurização do leite humano recebido, que garantirá toda a segurança e qualidade alimentar ao produto, tão precioso dentro das UTIs Neonatais. É o primeiro projeto de subsidio global entregue por um clube de Rotary de Umuarama à comunidade da região.

Em contrapartida, a NOROSPAR investiu na estruturação do espaço do físico, aquisição de equipamentos complementares, insumos e recursos humanos para a realização dos processos operacionais, além de todo custeio e manutenção do BLH. O Banco de Leite Humano de Umuarama irá funcionar anexo às dependências do Centro Mãe Paranaense. Todo o serviço de atendimento às lactantes, coleta e recepção do leite doado continua sendo realizado no Hospital Norospar, onde o Posto de Coleta de Leite Humano já existente foi ampliado e readequado.  A qualificação da mão de obra para processamento desse produto foi realizada no Banco de Leite Humano de Londrina, que é referência no Estado do Paraná.

O objetivo da instalação da unidade é pasteurizar o leite humano recebido, que é atualmente enviado ao Banco de Leite de Cascavel para esse processo. Também irá ampliar o atendimento a essas mulheres, fortalecendo o incentivo à amamentação e reafirmando Umuarama como referência materno-infantil. Entre as metas para ampliação da unidade que será inaugurada está o aumento da captação do volume de leite humano doado.

Em sua trajetória, o posto de coleta de Umuarama vem mantendo o desempenho  produtivo, mesmo durante a pandemia.  Ao longo destes quatro anos, desde que o posto de coleta entrou em funcionamento, mais de mil mulheres foram atendidas, arrecadando aproximadamente mil litros de leite humano. Mais de 500 bebês internados na UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Norospar foram beneficiados até agora. 

A atuação do novo serviço vai muito além da parte técnica de captação, testagem e pasteurização do leite humano para alimentar os recém-nascidos. O trabalho envolve atendimento às mães na amamentação, orientação quanto aos cuidados com as mamas, com informações e segurança às mulheres na hora de amamentar. 

Rede de apoio
O Banco de Leite da Norospar irá formar uma rede de apoio, composta por organizações governamentais e não governamentais, universidades, empresas e pessoas da comunidade. Esse apoio se dará por meio da realização de campanhas, envolvendo Umuarama e os 21 municípios da 12ª Regional de Saúde, ampliando não apenas a captação e oferta de leite humano, como também a assistência às mulheres que estão amamentando.

Os serviços de testagem, pasteurização e processamento do leite humano será realizado no Centro Mãe Paranaense O atendimento às lactantes continua sendo realizado no Hospital Norospar, onde o Posto de Coleta de Leite Humano foi ampliado Um dos objetivos do novo serviço é aumentar a captação e oferta de leite humano

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio