Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Anvisa alerta para casos de doenças após vacinação contra a covid-19

Publicado em 12/07/2021 às 09:37 por Editoria Movimento Saúde

A globalização da covid-19, comum ao estatus de pandemia, levou a ​​Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a divulgar um comunicado alertando para casos registrados em outros países de inflamações no músculo cardíaco e no tecido que envolve o coração em pessoas que foram imunizadas com vacinas contra a covid-19 que usam RNA mensageiro, como a da Pfizer/BioNTech.

Os episódios foram identificados por autoridades sanitárias dos Estados Unidos. O FDA ( Food and Drug Administration) agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, principal órgão do setor naquele país, apontou o risco dessas duas doenças (chamadas de miocardite e pericardite), sobretudo entre as pessoas que receberam as duas doses.

De acordo com a agência, os sintomas mais comuns são dor no peito, falta de ar, palpitações ou mudanças no ritmo dos batimentos cardíacos. Apesar de não haver registro de situações como essa no Brasil, o comunicado visa  chamar a atenção, especialmente dos profissionais de saúde para que fiquem atentos aos riscos e atuem no diagnóstico e tratamento, caso estes tipos de complicações sejam detectadas e que os riscos desse tipo de ocorrência é baixo, sendo superado pelos benefícios da imunização com essas vacinas no combate à covid-19.

A Anvisa mantém a recomendação de uso da Pfizer/BioNTech, a única vacina autorizada até o momento que emprega a tecnologia do RNA mensageiro.

 

Com informações da Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio