Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Pela primeira vez, em vários meses

Pronto Atendimento sem pacientes internados com covid-19

Publicado em 26/06/2021 às 14:22 por Editoria Movimento Saúde

Pela primeira vez, em vários meses, o Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia passou um plantão sem nenhum paciente internado com covid-19. Foi entre sexta-feira (25) e este sábado (26). A incidência de casos diários continua elevada (foram 76 positivados no último boletim – 41 homens, 29 mulheres e seis crianças), mas graças ao bom índice de vacinação e às medidas restritivas adotadas pelo município, os casos mais graves, que exigem internamento, estão diminuindo.

Outro índice que corrobora essa análise é a redução da fila de espera por leitos nos hospitais com ala covid de Umuarama e da macrorregião Noroeste. Embora todos as 37 unidades de terapia intensiva estejam ocupadas nos hospitais Cemil e Uopeccan, bem como 62 dos 64 leitos de enfermaria, apenas sete pacientes aguardavam por leitos nos municípios da 12ª Regional de Saúde neste sábado – dois para UTI e cinco para enfermaria.

Em toda a macrorregião, que engloba as regionais de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão e Cianorte, além de Umuarama, havia 36 pacientes esperando vagas – 15 em UTI e 21 em enfermarias. Há algumas semanas essa ‘fila de espera’ passava de 200 pacientes. No Ambulatório de Síndromes Gripais de Umuarama, sete pacientes recebiam cuidados clínicos neste sábado e, graças à liberação do PA 24h, estavam sendo remanejados para receber uma atenção mais qualificada, com boas perspectivas de recuperação.

“Não é momento para relaxar nas medidas. Devemos continuar atentos aos cuidados, como uso da máscara, higienização das mãos, distanciamento e evitar aglomeração. Mas é muito bom pode dar essa notícia: as medidas restritivas impostas pelos decretos do Estado e do Município, aliadas à fiscalização constante, à conscientização da maioria da população quanto aos cuidados e o avanço da vacinação estão possibilitando a redução de casos graves”, comentou o prefeito Celso Pozzobom.

E esse manter cuidado é importante para que não haja novamente a necessidade de medidas mais restritivas. “O município tem feito a sua parte e precisamos contar com o apoio da população, reforçando os cuidados preventivos. Vamos unir esforços e trabalhar que aos poucos a vida vai voltando ao normal. Não nos esqueçamos dos mais de 240 umuaramenses que perderam a batalha para a covid e vão fazer muita falta. A doença é séria, é perigosa e merece toda a atenção, mesmo quando temos notícias positivas”, completou o prefeito.

Fonte: PMU

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio