Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

A secretária tem longa bagagem e a qualificação

Maria Harue Takaki é a nova secretária de Saúde de Umuarama

Publicado em 20/05/2021 às 18:51 por Editoria Movimento Saúde

O prefeito Celso Pozzobom anunciou nesta quinta-feira, 20, a nova secretária municipal de Saúde, que será nomeada nesta sexta-feira em portaria no diário oficial do município. Maria Harue Takaki é graduada em Enfermagem e Obstetrícia, com especialização em saúde mental. Trabalhou recentemente no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas de Umuarama, além de docente da Secretaria de Estado da Educação (Seed) no curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Professora Hilda T. Kamal.

Graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com especializações em instituições como a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), UEM, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Paranaense (Unipar), Maria Harue assume o cargo ocupado há 15 dias pelo chefe do Departamento de Compras e Almoxarifado (DCA), Vânio César Pressinatte, que respondeu como secretário designado da Saúde.

A secretária tem longa bagagem e a qualificação necessária para assumir a condução da Secretaria de Saúde num momento delicado, em virtude do agravamento dos casos na pandemia de coronavírus e de investigações do Ministério Público do Paraná que resultaram no afastamento de servidores do setor.

Além de lecionar nas disciplinas de Saúde Coletiva, Anatomia e Fisiologia, Psiquiatria e Saúde Mental, ela trabalhou no CAPS – AD do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa) em Umuarama, na Unipar, foi diretora do Departamento de Saúde na Prefeitura de Mariluz e é autora de vários artigos científicos em publicações especializadas.

O anúncio foi feito em coletiva no final da tarde, no Anfiteatro Haruyo Setogutte. “É uma pessoa qualificada para as necessidades que se apresentam na área de saúde. Fará um ótimo trabalho, comandando nossa equipe de profissionais para prestar o melhor atendimento à população e ajudar a minimizar o sofrimento neste momento em que enfrentamos uma situação emergencial que exige muita dedicação e capacidade organizacional”, resumiu o prefeito Celso Pozzobom.

“Desejo à Maria Harue sucesso e muitas realizações”, acrescentou, agradecendo a ela por ter aceito o convite, e também o secretário designado Vânio Pressinatte, por ter levantado as necessidades e demandas internadas a secretaria, bem como das unidades de saúde, para auxiliar a nova secretária. Acompanharam a coletiva, ainda, o diretor da Secretaria de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, e enfermeiro Anderson Luís Candiani, da equipe do Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, e os secretários municipais de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto, de Administração, Cleber Bomfim, e da Comunicação Social, Lecítica Macedo D’Ávila Corrêa.

Fonte: Reportagem e fotos: PMU

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio