Sexta-feira, 22 de outubro de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Equipe qualificada, protocolos específicos e tecnologia de ponta são alguns dos fatores de sucesso no tratamento de Covid-19 no Cemil

Foto: Rosi Rodrigues

UTI Covid-19 do Hospital Cemil tem uma das menores taxas de mortalidade do Brasil

Publicado em 23/01/2021 às 13:23

As taxas de letalidade da infecção pelo SARS-CoV-2 no Brasil são alarmantes. O Grande Paper Brasileiro, publicado no último dia 15 de janeiro, no Lancet Journal, analisou 250 mil admissões hospitalares no país. Segundo o estudo, 55% dos pacientes internados em UTI por causa da doença morreram. A taxa nacional de mortalidade nos que foram submetidos a Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) é ainda maior, 80%.

Na contramão desses dados, a UTI Covid-19 do Hospital Cemil de Umuarama, coordenada pela empresa SAMUTI - Serviço de Ações em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva, apresenta uma das maiores taxas de pacientes recuperados do país, com mortalidade muito abaixo do nível nacional e regional.

Desde julho de 2020, quando entrou em funcionamento, foram admitidos 258 pacientes, com 214 recuperados. A taxa de mortalidade na UTI Covid do Cemil ficou em 18,26% - número 66,8% menor que a taxa nacional e 65,55% menor em comparação com a taxa da Região Sul.

O intensivista Dr. Jackson Erasmo Fuck e o intensivista e pneumologista Dr. Ronaldo de SouzaO médico intensivista e pneumologista Dr. Ronaldo de Souza, coordenador da UTI Covid-19 do Cemil, atribui os resultados ao conjunto de ações e a dedicação da equipe multiprofissional. Ele destaca a equipe altamente qualificada, com quatro médicos titulados em Pneumologia (Dra. Alana Kaneda Garcia, Dr. Ronaldo de Souza, Dr. Renato Ricci Kauffmann, Karina Farah Sakumoto). e quatro titulados em Medicina Intensiva (Dr. Dirceu Ribas Veiga Júnior, Dra. Fabiana B. S. Fuck, Dr. Jackson Erasmo Fuck, Dr. Ronaldo de Souza), bem como enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos treinados e capacitados para o atendimento de pacientes com Covid-19.

“São vários fatores somados. Nosso resultado reflete protocolos de tratamentos clínicos de ponta, aonde é feito o que tem de mais recente em publicação para o tratamento de Covid-19, mais condutas próprias, que ainda serão publicadas em revistas cientificas”, comentou Dr. Ronaldo.

Além dos equipamentos de ventilação mecânica invasiva de última geração, a UTI Covid-19 do Cemil possui equipamentos de ventilação não invasiva  - como cateter de alto fluxo. “Isso evita que muitos pacientes sejam submetidos a ventilação mecânica invasiva, que é onde ocorre a maior taxa de mortalidade”, avalia o médico.

O Dr. Ronaldo acrescenta ainda a dedicação e empenho de todos os profissionais envolvidos. O médico fez agradecimentos ao apoio da direção da Associação Beneficente São Francisco de Assis – mantenedora do Hospital Cemil, bem como dos poderes públicos, destacando a 12ª Regional de Saúde/SESA e a Secretaria de Saúde de Umuarama e a Unimed Noroeste do Paraná.

Os avanços nos tratamentos e chegada da vacina para a prevenção de Covid-19 enchem os profissionais de esperança. Contudo, o médico alerta para a necessidade de continuarem os cuidados preventivos. “Até a vacina chegar a uma grande parte da população, não podemos nos descuidar do uso da máscara, da higiene das mãos e especialmente, de evitar as aglomerações”, disse.

Além dos médicos pneumologistas e intensivistas citados, a UTI Covid-19 do Cemil conta com uma equipe médica de suporte, que inclui infectologista, nefrologista, oncologista, além de outros especialistas médicos. O time de profissionais trabalha de forma integrada sempre em busca dos melhores resultados. São eles:

EQUIPE MÉDICA DO SAMUTI – UTI COVID-19 HOSPITAL CEMIL

Fabiano Cavalhieri - CRM 32840

Karina Farah – CRM 23501

Fabiana Balbino Sant'Ana Fuck – CRM  21517

Paula Henriques – CRM 33878

 Renato Kauffmann  – CRM 29341

Isabella Tavares – CRM 27671

João Moreira – CRM 21983

Luis Fernando Martins – CRM 25064

Nivea Mayane Gaudim – CRM 35875

Priscila Oliveira  – CRM 35270

Thaíse Vieira – CRM 39303

Isael Sebastião do Nascimento Volpato – CRM 29332

Ronaldo de Souza – CRM  20247

Dirceu Ribas Veiga Júnior – CRM  9336

Dr. Renato Ricci Kauffmann e parte da equipe de enfermagem e fisioterapia  A equipe conta com quatro médicos intensivistas, quatro pneumologistas, além de enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos. O tratamento dos pacientes com Covid-19 seguem os mais altos padrões de qualidade Para o SAMUTI, os bons resultados são frutos da união de todos 

__________________________________

REPORTAGEM E FOTOS:

ROSI RODRIGUES

Jornalista

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio