Segunda-feira, 16 de setembro de 2024 Login
Hospital Cemil envia nota de esclarecimento sobre protocolo de liberação de óbito de paciente
Leia a nota na íntegra:
ESCLARECIMENTO PÚBLICO
Paciente: Iraci Marques Garcia
Em esclarecimento às publicações realizadas nas mídias sociais dos familiares e pelo site Umuarama News, a Associação Beneficente São Francisco de Assis, representada pela coordenação médica e hospitalar da patologia COVID-19, elucida que a paciente:
1 – apresentava exames de imagem (tomografia computadorizada), exames laboratoriais e quadro clínico compatíveis com quadro de COVID-19.
2 – foi submetida a tratamento clínico conforme os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde: Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19, publicado no site do Ministério da Saúde na data de 07 de maio de 2020 – Brasília/DF, e Guia de Vigilância Epidemiológica – Vigilância de Síndromes Respiratórias Agudas – COVID-19, publicado no site do Ministério da Saúde na data de 05 de agosto de 2020 – Brasília/DF; e protocolos de recomendação da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, disponíveis no site da SESA.
Destacamos:
“IMPORTANTE Diante de um resultado negativo para o swab nasal/orofaríngeo, em virtude do contexto epidemiológico do país, deve-se proceder a discussão caso-a-caso. Nessa discussão, considerar a clínica e os resultados de exames de imagem, como a tomografia computadorizada, para possível confirmação de morte por COVID-19. Se, mediante uma criteriosa discussão do óbito, a COVID-19 for confirmada pelo critério clínico epidemiológico: manter o B34.2 com o marcador U07.2”
Fonte: Orientações para codificação das causas de morte no contexto da COVID-19 - Brasília/DF Versão 1 • Publicada em 11/05/2020
Associação Beneficente São Francisco de Assis
08 de janeiro de 2021