Terça-feira, 27 de julho de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

SESA autoriza credenciamento de leitos para Covid-19 no Hospital Nossa Senhora e no Cemil

Publicado em 24/11/2020 às 18:24

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA autorizou na tarde desta terça-feira (24), o credenciamento de 04 leitos de UTI e 08 enfermarias exclusivas para o tratamento da doença do Coronavírus – Covid-19, no Instituto Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama. Os leitos do Nossa Senhora devem entrar em funcionamento amanhã.

Além desses, foram credenciados dois leitos de UTI Covid-19 na Associação Beneficente São Francisco de Assis - Hospital Cemil, que já estão ocupados. Ao todo são 14 novos leitos para tratamento de Covid-19 em Umuarama.

De acordo com a chefe da 12ª Regional de Saúde, enfermeira Viviane Herreira, a medida é emergencial. “Praticamente não há mais leitos para credenciar. Estamos num momento delicado, em que estamos sem pessoal e sem estrutura física. É gravíssima a situação. Estamos em alerta”, salientou.

Segundo Viviane, “o Estado não tem medido esforços pra contratualização de leitos pra Covid-19. O Governo tem pago pela exclusividade do leito, ocupado ou vazio, mas os hospitais estão sem leitos para oferecer”.

E salienta: “A população precisa se conscientizar e se engajar nas medidas preventivas, ou logo estaremos em situação crítica”.

O Instituto Nossa Senhora Aparecida implantou a Ala Covid-19 em março, com a ajuda de doações da comunidade. Até então funcionou como hospital de retaguarda, ou seja, recebia pacientes com suspeita de Covid-19 e, em casos graves, transferia para os hospitais de referência.

A Ala Covid-19 do Hospital Nossa Senhora foi implantada em março“Nos prontificamos a abrir nossa Ala Covid para atender os pacientes da 12ª Regional de Saúde, para evitar que os mesmos sejam transferidos para outras regionais”, disse o presidente do INSA, o médico Dr. Luiz Carlos Cortez Derenusson.

A Ala Covid-19 é isolada do restante do prédio, com entrada e saída de pacientes e colaboradores sem contato com as demais dependências do hospital. Os profissionais de saúde também já haviam sido treinados e estão preparados para o tratamento dos doentes.A comunidade doou equipamentos para a Ala Covid-19 do Nossa Senhora

“É um momento difícil que exige de todos nós um posicionamento imediato e o Nossa Senhora, com sua tradição de mais de 50 anos à serviço da saúde da nossa região esta aqui para ajudar”, disse o Dr. Luiz Carlos.  

A Ala Covid-19 é isolada do restante do Hospital Nossa Senhora 

 

___________________

FOTOS E REPORTAGEM

ROSI RODRIGUES

 

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio