Terça-feira, 16 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Estão programadas mais cinco webconferências, e as informações serão replicadas para novos grupos profissionais também da Urgência e Emergência

Foto: Agência Estadual de Notícias

Webconferências são ações de enfrentamento da dengue

Publicado em 28/10/2020 às 08:36

A Secretaria da Saúde do Paraná deu início nesta terça-feira (27) ao ciclo de webconferências sobre Atenção e Vigilância à Saúde no enfrentamento da dengue. Cerca de 300 profissionais que atuam na rede de Atenção Primária, estadual e municipal, participaram da atividade que será replicada para novos grupos profissionais também da Urgência e Emergência, com a programação de mais cinco webconferências.

O objetivo é integrar as ações das duas áreas técnicas responsáveis pelo acolhimento, atendimento e tratamento do paciente com dengue. Esta integração das áreas faz parte do Plano de Ação para Enfrentamento da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya no Paraná 2020/2021.

“Neste momento crítico para a saúde, em que enfrentamos a epidemia da dengue e ainda a pandemia da Covid-19, temos que evidenciar a informação, atualizar e capacitar as equipes técnicas e alinhar protocolos de atendimento, com a meta de melhorar a condição de saúde da população”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.

MANEJO – A coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Ivana Belmonte, explica que há grande preocupação diante do novo período epidemiológico, iniciado em agosto deste ano, e que já apresenta mais de 800 casos confirmados e 3 óbitos por dengue.

“Estamos nos aproximando da temporada das chuvas de verão o que provoca aumento da proliferação de focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença”, disse ela.

No período de monitoramento anterior, o Estado registrou a maior epidemia de dengue, com 227 mil confirmações e 177 óbitos. “Existe o risco de termos, neste momento, casos de infecção concomitantes do coronavírus e da dengue, com prejuízos enormes para a saúde. Por isso, a nossa capacitação e integração de ações antecedendo a temporada de chuvas”, disse Ivana.

“Temos que fazer com que o paciente, possivelmente contaminado com a dengue, consiga o diagnóstico rápido e receba o tratamento oportuno, evitando óbitos”, explicou.

PROGRAMAÇÃO - A programação das webconferências, via canal do youtube da Secretaria da Saúde seguirá nos dias 4 e 11 de novembro, dirigidas a profissionais da Atenção Primária, e nos dias 19 e 26 de novembro e 3 de dezembro, direcionadas para trabalhadores da Urgência e Emergência.

MARINGÁ – Nesta semana, quinta e sexta-feira (29 e 30), a Secretaria da Saúde do Paraná promove, em Maringá, Reunião Técnica Integrada para Alinhamento das Estratégias de Controle da Dengue, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná).

Na quinta-feira o evento será na sede da 15ª Regional de Saúde de Maringá, com apresentação do Plano de Ação para o Enfrentamento da Dengue no Paraná. Na sexta-feira acontecerá no anfiteatro do HU de Maringá, com atividades nos períodos da manhã e da tarde.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio