Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Cisa-Amerios realiza treinamento para atendimento de doentes crônicos durante a pandemia

Publicado em 29/05/2020 às 11:23

O atendimento aos pacientes do Ambulatório do Idoso Frágil, Hipertenso e Diabético de Alto Risco do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios está sendo reformulado e adaptado às exigências de prevenção ao Covid-19. Nesta quinta-feira (28), foi realizado o primeiro encontro com enfermeiros de municípios consorciados, para a implementação das novas normas de atendimento durante a pandemia. 
O coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca deu as boas vindas aos profissionais de saúde. Segundo ele, o momento é de precaução e prevenção ao novo coronavirus, mas também de adaptação e mudanças. “O Covid-19 trouxe muitos desafios a todos, especialmente aos profissionais de saúde. O Cisa-Amerios busca alternativas para dar continuidade ao atendimento desses pacientes de alto risco, com segurança aos profissionais e pacientes”. 
Participaram enfermeiras dos municípios de  Xambrê, Douradina, Cafezal e Alto Piquiri. “Para cumprir as normas de distanciamento social, estamos realizando o treinamento em etapas. O atendimento ao paciente de alto risco também vai mudar. Ao invés de encontros mensais com pacientes de todos os municípios como antes acontecia, o atendimento será feito uma vez por semana, com um número reduzido de pacientes, para não provocar aglomerações”, explica a diretora de saúde do Cisa-Amerios e assistente social, Elizabeth Souza Carvalho. 
Na próxima quinta-feira (04/06) participam do treinamento enfermeiros dos municípios de Brasilândia, Maria Helena, São Jorge e Mariluz. Os encontros serão semanais até que as equipes dos 19 municípios consorciados sejam preparadas. 
Entre os temas abordados no treinamento está a estratificação de risco para hipertensos,  diabéticos e idosos frágeis. “Esse é um ponto muito importante para o atendimento desses pacientes, pois permite a equipe conhecer o histórico de doenças e tratamentos, bem como sua rotina e hábitos para a elaboração do Plano de Cuidados Apoiado, que é individual”, destacou a enfermeira do Cisa Caroline Ferrari Fernandes.
O Ambulatório segue as Linhas Guias do MACC -  Modelo de Atenção às Condições Crônicas, que prevê um plano de apoio ao autocuidado, monitorado por uma equipe multidisciplinar, apoiado por um sistema de informações clínicas, através de um prontuário eletrônico disponível no sistema informatizado do Cisa-Amerios aos profissionais de saúde. O programa prevê ainda a ligação, quando necessária, do paciente com outros serviços de saúde e organizações da comunidade que possam prover serviços complementares. 
“Esse programa oferece um atendimento integral e personalizado ao doente crônico. Para atingir esse objetivo é imprescindível essa comunicação entre os profissionais especialistas do Cisa-Amerios e as equipes de atenção básica dos municípios”, destacou a diretora de saúde. 
Os pacientes que se enquadram no MACC são atendidos e acompanhados por uma equipe multiprofissional, com médicos (geriatra, cardiologista e clínico), enfermeiras, psicólogas, nutricionistas, farmacêutica, assistente social e fonoaudióloga.

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio