Segunda-feira, 9 de setembro de 2024 Login
A sétima pessoa infectada pelo Covid-19 em Umuarama é uma mulher de 78 anos que está internada. Ela não sabe como contraiu a doença
O grande movimento nas ruas de Umuarama na manhã deste sábado (2), contrasta com o clima de apreensão gerado pela confirmação de mais um caso de Coronavírus Covid-19 na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde emitiu boletim nesta manhã anunciando um novo caso da doença - o sétimo. Trata-se de uma mulher de 78 anos que apresentou sintomas gripais e foi atendida nesta semana, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. Depois foi encaminhada para o hospital de referência (Uopeccan), onde permanece internada.
O material coletado para exame foi encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e o resultado deu positivo ,para coronavírus. Não foi possível identificar a fonte do contágio com base nas informações prestadas pela família. Todas as pessoas que tiveram contato com a paciente foram orientados e estão em quarentena, monitorados pela Secretaria de Saúde. A paciente está internada na enfermaria, apresenta nível normal de consciência e o estado dela é considerado estável.
Conforme o último boletim, dos sete casos positivos para Covid-19 três estão recuperados, dois seguem em isolamento domiciliar e uma pessoa está internada em enfermaria. Uma paciente morreu nesta semana. Existe ainda 96 casos suspeitos em acompanhamento, e destes apenas uma pessoa está internada em enfermaria; 215 suspeitas já foram descartadas, totalizando 318 notificações.
IMPASSE
Enquanto os números aumentam, cresce também a discussão sobre o fechamento ou não das atividades comerciais em Umuarama. O Ministério Público impetrou Ação Civil Pública exigindo a suspensão das atividades, contudo, a Prefeitura ainda estuda as medidas a serem tomadas. Em nota disse que aguardará ser formalmente intimada.