Terça-feira, 24 de novembro de 2020

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

Coletiva de imprensa realizada na manhã de sexta-feira (13/03) em Umuarama

Foto: Rosi Rodrigues

Umuarama não tem casos confirmados de Coronavírus. Apenas um suspeito

Publicado em 13/03/2020 às 13:15

A possibilidade de haver pacientes infectados com o novo Coronavírus (Covid-19) em Umuarama, causou grande alarde e até pânico em algumas pessoas nos últimos dias. Não faltou quem correu para farmácias e supermercados em busca de álcool gel e máscaras de proteção. Porém, até a manhã desta sexta-feira (13), o município não tem nenhum caso confirmado.

Até o momento, somente uma mulher de 52 anos foi considerada suspeita e submetida ao teste para o novo Coronavírus em Umuarama. Ela segue em isolamento domiciliar. Outras cinco pessoas que tiveram contato direto com esta paciente também foram isoladas, porém sem sintomas, não foram testadas.

As informações foram repassadas pela secretária municipal de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini, no final desta manhã, juntamente com o chefe da divisão de Atenção Primária, Elizeu Ampessan, a chefe da divisão de Atenção em Saúde, Maristela Ribeiro e da enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Priscila Baraviere, em entrevista coletiva à imprensa, realizada na Sala de Reuniões do Gabinete da Prefeitura de Umuarama. 

As autoridades de saúde desmentem que haja pacientes com suspeita de coronavírus internados em Umuarama.

 

OUTROS CASOS

Um casal que chegou de um cruzeiro marítimo apresentando sintomas respiratórios foi enquadrado com suspeita de H1N1. Ambos foram testados para Influenza e aguardam o resultado dos exames do LACEN – Laboratório Central do Estado do Paraná. Eles não estão mais em isolamento.

Tanto para Influenza quanto para o Coronavírus, o resultado dos exames são divulgados num período entre sete e dez dias, diretamente através da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA.

O paciente que deu entrada no PAM do município de Umuarama no dia 11 de março apresentou um resultado de exame negativo para o Coronavírus, que já tinha sido realizado durante sua viagem fora do Brasil e a suspeita foi descartada.

A recomendação das autoridades de saúde é que toda pessoa que chegar do exterior e tiver sintomas como coriza, tosse ou febre, deve ficar em casa e entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município, através dos telefones (44) 3639-1900 secretaria de saúde ou (44) 98457-1261.

“Os profissionais de saúde estão preparados proceder conforme os protocolos do Ministério da Saúde, de acordo com cada caso”, destacou a secretária.

Segundo ela, “mesmo com esse tipo de sintoma, não significa que seja Coronavírus. Existem outros vírus da gripe circulando pelo mundo. Porém, toda precaução é válida”, enfatizou.  

No Paraná nove hospitais foram credenciados para o atendimento em casos de suspeita ou confirmação de Coronavírus. Para a região de Umuarama, a referência é o Hospital Uopeccan.

 

CUIDADOS

As autoridades de saúde afirmam que não há motivos para pânico e reforçaram os cuidados para a prevenção do Coronavírus, que também vale para outros tipos de vírus da gripe, como o Influenza H1N1. Só deve usar máscaras de proteção a pessoa que tiver suspeita de contágio e esteja apresentando sintomas, quem chegou recentemente do exterior, ou teve contato direto com quem viajou e apresente quadro de febre, tosse, coriza ou espirros. 

 

Outras precauções são:

 

- Lavar constantemente as mãos;

- Usar álcool gel 70%;

- Proteger a boca se for tossir ou espirrar;

- Manter distância de pelo menos um metro de outras pessoas;

- Evitar aglomerações;

- Procurar imediatamente os serviços de saúde caso haja sintomas.

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio