Quarta-feira, 14 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Com as altas temperaturas em Umuarama, os cuidados com a saúde devem ser redobrados

Foto: Divulgação

Primavera começa com tempo quente e seco em Umuarama. 10 dicas para cuidar da sua saúde no calor

Publicado em 22/09/2017 às 09:55 por Rosi Rodrigues

Após um inverno quente e seco, a primavera, que começa oficialmente às 17h02 desta sexta-feira (22), chega com temperaturas ainda mais altas na região de Umuarama. A previsão* é que a temporada de chuvas demore uns dias ainda para chegar e o clima seco persiste. Vêm aí dias com sensação térmica em torno de 40°C na Capital da Amizade.

Com o tempo extremo, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Beber bastante água e usar o protetor solar são dicas de ouro. 

Outro aliado nos dias mais quentes é o banho frio antes de dormir, que ajuda a baixar a sensação de calor e afastar a insônia, tão comum nas noites mais quentes. Confira 10 dicas para ajudar a cuidar da sua saúde na nova estação.

10 Cuidados com a saúde nos dias de calor

Hidratação

Durante as temporadas de calor o corpo necessita de ainda mais hidratação. Além de consumir a quantidade de água indicada pelos médicos e nutricionistas, é preciso ingerir bastante suco e consumir frutas com grande quantidade de água, como a laranja e a melancia.

Atividades Físicas

Realizar exercícios físicos é sempre indicado para manter a saúde em bom estado e prevenir doenças, porém, no calor o corpo se desidrata muito fácil e os esforços feitos durante cada atividade podem ser mais prejudiciais do que benéficos. Por este motivo, é preciso manter na rotina apenas atividades leves.

Alimentação Saudável

A alimentação saudável é essencial durante qualquer estação, mas para combater o mal estar causado pela alta temperatura, é importante consumir todos os tipos de vegetais. Esse tipo de alimento fornece muitos nutrientes e pode ser preparado sem o auxílio do fogão. No entanto, é preciso cuidado, exagerar no sal ao fazer a salada pode prejudicar a saúde e causar picos na pressão arterial.

Uso de protetor solar

Os raios ultravioletas são ainda mais intensos durante o verão, o uso de protetor solar deve ser constante, mesmo que a exposição ao sol seja de curta duração pode desencadear uma insolação grave ou até mesmo causar câncer. Se possível, consulte um dermatologista para saber qual o fator de proteção mais eficaz para o seu tipo de pele. A aplicação do produto deve ocorrer vinte minutos antes da pele ser exposta a luz solar.

Roupas de tecido leve

Tecidos como a malha e o algodão atuam de maneira positiva contra a sensação de calor, pois são capazes de absorver o suor, outros tipos de tecidos não permitem que ocorra a evaporação da transpiração. A cor também é fator a ser considerado, roupas claras refletem luz solar e, portanto, são mais frescas.

Banho frio antes de dormir

O calor também atrapalha o sono, a alta temperatura impede que o conforto e bem estar necessário para dormir seja alcançado, resultando muitas vezes em noites de insônia e provocando o cansaço. Tomar um banho frio antes de se deitar evita sensação de calor extremo e melhorar a qualidade do sono durante o verão.

Uso de ventilador

O ventilador é fundamental para que a casa se mantenha fresca e arejada, além disso, afasta os insetos típicos das regiões urbanas e que se manifestam principalmente durante o verão. Apesar de mais eficaz contra o calor, o ar condicionado não é indicado, o choque térmico causado devido as diferentes temperaturas do ambiente pode ocasionar uma série de reações no organismo.

Umidificação do ar

Os dias de clima quente antecedem os dias chuvosos, portanto, a umidade do ar fica extremamente baixa e provoca problemas respiratórios. A dica é fazer uso de aparelhos umidificadores de ar, ou então, passar pano úmido nos quartos da residência uma vez ao dia.

Proteja-se do sol

O sol é responsável por trazer benefícios a saúde, no entanto, em dias muito quentes os raios solares são fortes de mais para a pele humana, assim como a reflexão da luz em determinados materiais deixa o local extremamente quente. Além dos protetores solares, o ideal é se proteger contra o sol em ambientes com grande quantidade de árvores, fazer uso de sombrinhas e também de chapéus e bonés.

Evite comidas quentes

O bem estar só é alcançado durante o verão se o corpo é mantido a uma temperatura agradável. Ingerir bebidas e comidas quentes faz com que a sensação térmica se mantenha sempre elevada, evite chás, sopas e comidas pesadas, pois a digestão demorada é ainda mais incomoda em dias quentes.

Coloque em prática os  cuidados com a saúde nos dias de calor e aproveite ao máximo a nova estação.

 

* De acordo com estimativa do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Climatempo a primavera na região será de calor e com temperaturas acima da média histórica, que normalmente fica em torno de 28°C. Também o período de chuvas mais regulares, que usualmente começa no meio de outubro, pode demorar a chegar neste ano.

 

 

Referências: G1 e Se Liga Saúde

Edição: Rosi Rodrigues

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio