Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

No dia 30 de setembro autoridades de saúde e gestores dos hospitais voltam a se encontrar para definir o funcionamento do atendimento

Hospitais de Umuarama se preparam para atender urgências e emergências 24 horas

Publicado em 05/09/2019 às 21:20

Os hospitais de Umuarama estão se preparando para grandes mudanças no atendimento de Urgência e Emergência. A 12ª Regional de Saúde anunciou na manhã desta quinta-feira (5) que, os quatro hospitais de referência: Instituto Nossa Senhora Aparecida, Associação Beneficente Noroeste do Paraná –Norospar, Associação Beneficente São Francisco de Assis – Cemil, União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer – Uopeccan, ficarão abertos todos os dias, 24 horas por dia para o atendimento de urgência e emergência. A mudança deve acontecer a partir de novembro.

Para a diretora da 12ª Regional de Saúde, enfermeira Viviane Herrera, a mudança significa um grande avanço e vai fortalecer ainda mais a rede hospitalar de Umuarama.

“Esses serviços, que possuem tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados, podem se tornar referência também para outras regionais. Temos hospitais credenciados em alta complexidade nas principais especialidades médicas, como cardiologia, ortopedia, obstetrícia e oncologia, com estrutura para atender com excelência. Com a mudança, cada instituição será fortalecida em sua especialidade”, disse a diretora em entrevista ao Movimento Saúde.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde –Cisa-Amerios, presidente da Associação dos Consórcios de Saúde do Paraná – Acispar e prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso, também vê benefícios com a mudança.

“Acreditamos isso irá beneficiar a população de toda a região, que depende dos serviços de urgência e emergência dos hospitais de Umuarama, tornando o atendimento mais rápido e eficiente”, destacou Cardoso.

Os protocolos de encaminhamento dos pacientes aos hospitais de referência ainda estão sendo elaborados. “É um trabalho técnico, que está sendo realizado em conjunto pela 12ª Regional, representantes dos hospitais, além de autoridades de saúde de toda a região”, esclareceu a Chefe da Divisão de Atenção e Gestão em Saúde, Camilla G. Barbosa.

Segundo ela, foi realizado um encontro de trabalho, na última segunda-feira (2), na sede da 12ª Regional em Umuarama, onde estiveram presentes, além da diretoria da 12ª Regional de Saúde e do Cisa-Amerios, gestores dos quatro hospitais, o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, a secretária de saúde de Umuarama, Cecília Cividini, Dr. Maxsuel Fidelis de Almeida, diretor do SAMU Noroeste, além outros médicos e autoridades de saúde.

Uma nova reunião está agenda para o dia 30 de setembro, quando o funcionamento do novo fluxo será estabelecido.

 

PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS

Outra mudança importante que acontecerá nos próximos dias é a entrada em funcionamento da nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Umuarama, que está sendo instalada no antigo prédio do Posto de Saúde Central, na avenida Ângelo Moreira da Fonseca, que foi totalmente reformado e está sendo equipado para prestar serviços de excelência no atendimento de urgência e emergência para a população do município.

Segundo informações extra-oficiais, a nova unidade deve ser inaugurada no início do mês de outubro. A data ainda não foi confirmada, pois de acordo com a Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Umuarama está em processo de licitação para a contratação da empresa responsável por gerir os serviços médicos, de enfermagem e manutenção.

Com a UPA 24 horas, a expectativa das autoridades de saúde é que o fluxo nos hospitais diminua, qualificando ainda mais o atendimento.

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio