Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 Login
“Aproximadamente 78 mil pessoas padecem aguardando um transplante no Brasil.” A afirmação da cirurgiã Dra. Mariana Vitória Gasperin (CRM-PR 43.778) traz a dimensão da urgência em torno da doação de órgãos e tecidos. Professora do curso de Medicina da Unipar e especialista em Cirurgia Geral, do Aparelho Digestivo e Transplante Hepático pelo Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, a médica será uma das vozes centrais da 2ª Caminhada de Conscientização sobre a Importância da Doação de Órgãos e Tecidos, que acontece neste sábado, 27 de setembro, em Umuarama.
A concentração está marcada para as 08h, na Praça Miguel Rossafa, com início da caminhada às 09h. A iniciativa é promovida pelo Curso de Medicina da Unipar, por meio da Liga Acadêmica de Hepatologia, Doação e Transplante de Órgãos, em parceria com o Curso de Psicologia da Unipar, o Sistema Estadual de Transplantes do Paraná e com a participação dos hospitais Cemil, Nossa Senhora Aparecida, Norospar e Uopeccan.
Segundo a Dra. Mariana, a ação busca ir além da caminhada: “Uma das grandes dificuldades é o aceite das famílias em relação à doação, principalmente por falta de conhecimento e informação. Essa ação vem justamente para conscientizar a população e trazer mais informações sobre a importância desse tema, da segurança e da legalidade da doação de órgãos no Brasil.”
A médica reforça que o gesto de doar é capaz de transformar muitas histórias: “A importância central da ação está no grande número de pessoas que esperam na fila de transplantes. Precisamos falar sobre isso, para que mais vidas possam ser salvas.”
A expectativa dos organizadores é reunir estudantes, profissionais de saúde e toda a comunidade em um ato simbólico de empatia e solidariedade.
Por fim, a Dra. Mariana deixa o convite:
“Traga sua família, seus amigos e venha caminhar conosco. Sua presença fortalece esta causa e ajuda a salvar vidas.”
Confira o depoimento completo da médica: